Com nota 3,0, Araçoiaba apresenta baixo índice em Compromisso com a Alfabetização

Por Rafael Santos 20/03/2024 11:51 • Atualizado 20/03/2024
Compartilhe

Quando o assunto é alfabetização o município de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife, é um desastre. A cidade possui o pior índice entre os municípios da região. A nota do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) mostra que a atual gestão não tem compromisso quando o assunto é alfabetizar.

Dos dez índices avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)a cidade de Araçoiaba só foi bem avaliada em três: Plano Municipal de Educação, que existe, e nas parcerias com os governos estadual e federal. Nos demais, o município ficou no vermelho.

Denominado “Saber Ler na Idade Certa”, o trabalho se baseou em informações fornecidas pelos 184 municípios pernambucanos. O controle da qualidade das políticas públicas na educação é uma das pautas definidas como prioritárias pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal. 

A avaliação foi feita com base em cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte