Cineasta Lula Gonzaga será homenageado no Festival Canavial 2014

Luiz Gonzaga de Oliveira e Silva, Lula Gonzaga, nascido em Recife em 1951 é pioneiro no cinema de animação em Pernambuco quando dirigiu o primeiro filme “Vendo/Ouvindo”, em 1972


Cineasta Lula Gonzaga será homenageado no Festival Canavial 2014

Cineasta Lula Gonzaga será homenageado no Festival Canavial 2014

A oitava edição do Festival Canavial 2014, presta homenagens para um dos mais importantes colaborador da produção audiovisual do país, Luiz Gonzaga de Oliveira e Silva, Lula Gonzaga, nascido em Recife em 1951 é pioneiro no cinema de animação em Pernambuco quando dirigiu o primeiro filme “Vendo/Ouvindo”, em 1972, de desenho animado em parceria com Fernando Spencer, compondo o ciclo do Super-8. Fez especialização em cinema de animação selecionado pela CAPES/ MEC – Embrafilme para Europa Oriental na Zagreb Film/Croácia e Praga na República Tcheca em 1982.

Com os direitos autorais cedidos pelo músico Luiz Gonzaga do clássico Asa Branca, dirigiu o curta de animação “A Saga da Asa Branca” com narração de Humberto Teixeira e o curta “Cotidiano”, ambos em película 35mm, produzidos por Flávio Migliaccio.

Desenvolveu um método pedagógico próprio de desenho animado artesanal, utilizando ferramentas de baixíssimo custo para produção, bem como transformando qualquer ambiente num estúdio de animação podendo ser em um acampamento, dentro de uma igreja ou terreiro, ou dentro de uma oca indígena.

Montou e coordenou o Cine Bajado por 5 anos com programação do cinema brasileiro de curtas e longas-metragens com ingressos populares nas soirées e nas matinês com entrada franca e solidárias para escolas, hospitais e comunidade local como espaço para filmes alternativos em Olinda.

Realizou oficinas, exibições e a produção do curta “Igarassu” em (35mm) com trilha sonora de Naná Vasconcelos patrocinado pelo UNICEF para a formação de alunos das escolas públicas da cidade de Igarassu, os quais se encontram inseridos profissionalmente no mercado de trabalho na área. Posteriormente, assumiu a direção do Cinema da Prefeitura de Olinda com ações de cinema popular com o projeto Cinema na Praça.

Realiza o ANIMACINE- FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DO AGRESTE que acontece nas cidades de Gravatá, Caruaru e Bezerros no agreste de Pernambuco com oficinas, exibições itinerantes, mostras paralelas e mostras competitivas nacional e internacional.

Coordena o Ponto de Cultura. Está realizando o projeto MÚSICAS ANIMADAS, curtas metragens, vídeos clipes e vídeos art em animação sobre músicas de Pontos de Cultura musicais de Pernambuco como: O Boi da Macuca, Lia de Itamaracá, Côco de Umbigada e Estrela de Ouro já concluídos. Em processo de produção o Bacamarte Tiro da Paz.

Cineasta Lula Gonzaga será homenageado no Festival Canavial 2014

Cineasta Lula Gonzaga será homenageado no Festival Canavial 2014

Realização de dezenas de oficinas e mostras em espaços culturais, educacionais e Pontos de Cultura entre elas como Estrela de Ouro de Aliança; Festival Canavial em Nazaré da Mata, Ponto de Cultura Lia de Itamaracá.

Suplente do Conselho Consultivo da SAV, Membro do CNPdC/Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, GT Latino americano do Cultura Viva, membro da Rede Nordeste de Audiovisual dos Pontos de Cultura, Prêmio TUXAUA (Grupo de Articuladores do Cultura Viva), representante de Audiovisual na Comissão dos Pontos de Cultura de PE e Comunicador Conexão Pontos PE.


Leia também»

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday