Eleições 2024: Justiça Eleitoral desaprova contas de campanha do PL de Carpina

Por Rafael Santos 04/07/2025 18:09 • Atualizado 04/07/2025
Compartilhe

A Justiça Eleitoral, por meio da 020ª Zona Eleitoral de Carpina, desaprovou as contas de campanha do Partido Liberal (PL) do município, referentes à eleição municipal de 2024. A sentença foi proferida pelo Juiz Eleitoral, André Rafael de Paula Batista Elihimas. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (4).

O processo apontou diversas irregularidades na prestação de contas do partido.

As principais falhas identificadas pela Coordenadoria de Análise de Contas (CAR), em seu parecer técnico conclusivo incluem:

  • Receitas sem a identificação do CPF/CNPJ;
  • Divergências entre as informações da conta bancária;
  • Ausência de extratos bancários impressos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) havia publicado o Edital nº 538/2025 em 02 de junho de 2025, concedendo prazo para impugnações, mas nenhuma foi apresentada. Apesar da abertura de prazo para diligências, o partido não se manifestou, conforme certidão de inércia. O Ministério Público Eleitoral também emitiu parecer opinando pela desaprovação das contas.

A sentença destaca a “falha grave” da ausência dos extratos bancários, considerando-a motivo de desaprovação das contas, conforme a Súmula nº 26 do TRE-PE, que aponta tal omissão como capaz de obstar a fiscalização e ensejar a desaprovação, exceto em casos de dispensa expressa pela legislação.

Em contato com o presidente municipal da sigla, Júnior de Val, ele nos informou que irá recorrer da decisão.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte