Operação Dinastia mira suspeitas de desvio de recursos públicos em Salgadinho; mandados são cumpridos em Carpina

Por Rafael Santos 09/09/2026 07:20 • Atualizado Há 57 minutos
Compartilhe

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Dinastia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes contra a administração pública em Salgadinho, no Agreste pernambucano. A ação inclui o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão em Salgadinho, Passira e Carpina.

Segundo o MPPE, as investigações apontam que integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Salgadinho, com o auxílio de servidores ocupantes de cargos comissionados, teriam constituído um grupo voltado ao desvio de recursos públicos.

O esquema investigado envolveria fraudes em licitações e a prática de “rachadinha”, modalidade de peculato-desvio, seguida de lavagem de capitais por meio de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo.

Além das buscas, a Justiça determinou, a pedido do Ministério Público, a indisponibilidade de bens imóveis do apontado líder da organização criminosa e o afastamento de dois investigados de cargos públicos.

Todas as medidas cautelares foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. A operação conta com o apoio das Polícias Civil e Militar de Pernambuco.

O material divulgado não informa os nomes dos investigados, os cargos dos servidores afastados, os valores supostamente desviados ou o resultado do cumprimento dos mandados. As suspeitas ainda estão sob investigação, e não há informação sobre condenações.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte