Deputado pede inclusão de municípios nas ações do Programa de prevenção a Dengue e Chikungunya

Por Rafael Santos 15/02/2016 10:41 • Atualizado 15/02/2016
Compartilhe

botafogo_O deputado estadual, Botafogo (PDT), irá solicitar, através de uma indicação, que os municípios de Carpina, Lagoa do Carro e Tracunhaém sejam inseridos no Programa de Prevenção a Dengue e Chikugunya, da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O pedido será apresentado, na sessão desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado cita que os bairros Santo Antônio e o da Senzala, em Carpina, são os mais críticos, ondem precisam de atenção especial, já que o serviço de saúde é precário na cidade. “Diante da grande epidemia vivida por todos os brasileiros por doenças causadas pelo mosquito do Aedes aegypti, com os municípios da Mata Norte não tem sido diferente, o município de Carpina tem apresentado o estado mais crítico, principalmente nos bairros de Santo Antônio e Senzala, a população tem convivido com lixo entulhado pelas ruas e esgoto a céu aberto, que propiciam a criação das larvas do mosquito e consequentemente a doença nas pessoas que moram nestes bairros, a causa agravante é que o município dispõe de atendimento médico precário para atender a população vítima desta epidemia, sendo na maioria das vezes encaminhado para os municípios vizinho, sobrecarregando a estrutura de saúde dos mesmos”, disse o deputado

Botafogo ainda alerta para a cidade de Lagoa do Carro, que segundo a SES, apresenta altos índices das doenças transmitidas pelo mosquito. “Já o município de Lagoa do Carro, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado está entre os municípios considerados epidêmicos, necessitando de ações mais enérgicas de controle e extinção desta doença”.

No município de Tracunhaém Botafogo disse que o esgoto a céu aberto e entulhos nas ruas tem ajudado a proliferar o mosquito na cidade. “A população de Tracunhaém, principalmente dos bairros da Cohab e Loteamento teto do povo, também tem convivido com esgoto a céu aberto e entulhos nas comunidades, deixando a população vulnerável ao mosquito e as doenças por ele transmitidas”, justificou.

Para o deputado é necessário haver um esforço tanto da população quanto do governo .“O Combate à Dengue não é só responsabilidade da população é também responsabilidade dos poder público. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar onde houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença em nosso Estado e porque não dizer até no Brasil”, defendeu o parlamentar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte