Prefeita sanciona Lei que cria Comenda Fernanda Paes em Glória do Goitá

Por Rafael Santos 21/05/2021 17:18 • Atualizado 21/05/2021
Compartilhe

A prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, sancionou a Lei Municipal nº 1.305/2021, que dispõe sobre a criação da Comenda Fernanda Paes, destinada a laurear pessoas e entidades que se destacarem no âmbito da área social, sem obtenção de ganhos financeiros ou econômicos.

A Lei 1.305, é de autoria do vereador Lívio Amorim (Podemos), e foi aprovada por unanimidade de votos, por todos os vereadores que compõem o Poder Legislativo, Casa José Correia de Oliveira.

A condecoração é mais alta Comenda da Casa, e será outorgada até duas vezes por ano a personalidades desde artistas, políticos e empresários até esportistas por exemplo e entidades que se destacarem na prestação de serviços à comunidade gloriense.

Através de requerimentos e com aprovação de 2/3 (dois terços), em sessão ordinária os vereadores poderão indicar candidatos ou entidades a receberem à Comenda Fernanda Paes.

A concessão da Comenda é exclusivamente da Câmara de Vereadores de Glória do Goitá, que através de projeto de Decreto Legislativo e, atendidos todos os dispositivos legais, confeccionará Certificado ou Diploma relativo à Comenda.

***Comenda Fernanda Paes, histórico.

Fernanda Dornelas Câmara Paes nasceu em Recife, no dia 25 de janeiro de 1939. Filha de Luís Gonzaga Dornelas Câmara (coletor) e Lídia Dornelas Câmara (funcionária dos Correios), Fernanda teve apenas uma irmã, Gilda Borrella Dornelas Câmara.

Aos 5 anos de idade Fernanda Paes foi morar no município de Glória do Goitá, onde fez da sua vida uma missão de fazer o bem aos que mais necessitavam.

Estudou na escola Nossa Senhora das Graças (Damas), em Vitória de Santo Antão, casou-se aos 16 anos com Djalma Souto Maior Paes, com quem teve 6 filhos, Djalma Paes, Roberto Paes, Adriana Paes, Silvana Paes, Normando Paes, e Fernando Paes.

Em 1964 mudou-se com toda sua família para o Recife, para oferecer melhores condições de estudos para os seus filhos. Seu marido assumiu o 1° Cartório de Protestos da Capital, na década de 80 Fernanda Paes, passou a função de substituta do Cartório.

Em 1988 apoiou o genro Ceciliano Ribeiro para prefeito do município. Em 1992 apoiou João Barbosa na disputa pela Prefeitura, sendo vitoriosa nas duas eleições respectivamente.

Em 1994 apoiou e ajudou o filho Djalma Paes, ser eleito deputado estadual para o seu primeiro mandato na Alepe.

Em 1996 foi eleita prefeita, primeira mulher a governar Glória do Goitá. Em 2004 foi reeleita para mais um mandato à frente do Poder Executivo Municipal.

Em 2008 foi eleita vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo próprio filho Djalma Paes. Também naquela eleição apoiou e viu seu neto, Neto Paes ser eleito vereador.

Em Glória do Goitá Dona Fernanda construiu um grande legado político, ficando conhecida como a “Mae dos Pobres”, pois passou a ajudar os mais carentes. Reconhecida pelo trabalho social em Glória do Goitá, Dona Fernanda mantinha a creche Nossa Senhora Auxiliadora com mais de 200 crianças beneficiadas.

Construiu o Santuário Mãe Rainha e doou cerca de 1.800 casas a população gloriense. Além da construção do Centro Médico Djalma Paes Souto Maior Paes, no Distrito de Apoti, com o salário que recebia como prefeita (1997 a 2004). E criou duas escolas para alfabetização de crianças. Fernanda Paes, ao longo de sua vida, recebeu diversos títulos como cidadã Vitoriense, Recifense e a Medalha José Mariano, a mais alta Comenda pela Casa Legislativa do Recife em reconhecimento as suas ações em prol da população mais carente.

Para se ter a ideia do peso político de Dona Fernanda Paes, em 1989, Ulisses Guimarães foi candidato à presidência da República, sendo majoritário em Glória do Goitá, única cidade do Brasil em que Ulisses Guimarães ganhou para presidente.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte