Alepe concede título de cidadão ao CEO global da Jeep

Por Rafael Santos 01/03/2024 11:18 • Atualizado 01/03/2024
Compartilhe

O engenheiro italiano Antonio Filosa, presidente global da Jeep, é o mais novo cidadão de Pernambuco. Nesta quinta (29), a Alepe promoveu uma reunião solene para conceder a honraria ao executivo. O encontro, proposto pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), contou com a presença de diversos parlamentares, autoridades estaduais e do prefeito do Recife, João Campos.

Na justificativa para a concessão da cidadania, Porto lembrou a forte atuação do CEO da Jeep na implantação do Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, na Mata Norte. Segundo o parlamentar, Antonio Filosa atuou no planejamento, execução de projetos, atração de fabricantes de componentes e sistemas para o parque de fornecedores. O deputado ressaltou que todo esse trabalho resultou, inicialmente, na instalação de 16 empresas no perímetro industrial do polo de Goiana, revelando uma concepção inovadora de integrar os fornecedores e a montadora.

O presidente da Alepe destacou, também, que as marcas da Stellantis respondem, hoje, por 24% das vendas na América do Sul, contra 16% de quando Filosa assumiu o cargo, sendo a empresa que mais vende veículos no Brasil, Argentina e Chile, os três maiores mercados da região. “Este brilhante desempenho, é claro, está registrado em publicações especializadas que ressaltam: ‘A razão que levou Filosa a sair de seu posto à frente da Stellantis no Brasil para ser o diretor global da Jeep é clara e direta: Filosa é eficiente e entrega lucros como ninguém’”.

Nascido em Nápoles, no Sul da Itália, Filosa formou-se pelo Instituto Politécnico de Milão e continuou a formação em Gestão pela Fundação Dom Cabral, escola de negócios de Minas Gerais. Ingressou no grupo Fiat, atual Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em 1999. Na fabricante mundial de automóveis, acumulou extensa experiência nas áreas de manufatura, compras, matérias-primas, novos produtos, marketing e gestão de projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.

Presidente da FCA para a América Latina até 2021, o novo cidadão pernambucano comandou a Stellantis, conglomerado automotivo formado a partir da fusão global da FCA com a francesa PSA, dona de marcas como Peugeot e Citroën. Desde novembro de 2023 é o presidente global da Jeep. 

Em português fluente, Antonio Filosa dedicou a honraria aos 15 mil trabalhadores e trabalhadoras do polo automotivo de Goiana. O engenheiro afirmou que “foram os pernambucanos e a classe política nordestina, sobretudo a pernambucana, que fizeram essa vitória acontecer”. 

O homenageado ainda citou o presidente Lula, “pelo sonho e visão de futuro” e o ex-governador Eduardo Campos pelo papel estratégico na conquista do empreendimento. E destacou a atual posição global da fábrica da Jeep: “Nós temos 105 fábricas no mundo. E essa, hoje, é a que dá exemplo de produtividade, de eficiência operacional, de industrialização, de tecnologia e de inovação”.

Durante a solenidade, o homenageado recebeu saudações do deputado Luciano Duque (Solidariedade) e do prefeito Recife, João Campos. Duque disse que o sucesso do parque fabril se deve ao empenho de seus empregados, sob a direção de Filosa. “A fábrica da Jeep em Goiana, sem dúvida, produz os melhores carros da marca no mundo. E tem o melhor e mais moderno parque industrial em linha reta do mundo também. Conte com essa instituição e com todos os pernambucanos, bem-vindo ao país Pernambuco e muito obrigado”, ressaltou o deputado.

João Campos analisou que “decisões políticas acertadas e a ousadia de  pautar o debate sobre a reindustrialização do estado” mudaram a matriz econômica de Pernambuco e a vida de milhares de famílias. O prefeito do Recife lembrou de quando, em abril de 2014, visitou o canteiro de obras da Jeep montado em um canavial. E testemunhou uma fala do pai, o governador Eduardo Campos, sobre o empreendimento: “Quando tiver 500 engenheiros empregados desenvolvendo tecnologia aqui, nunca mais a gente perde a fábrica, porque aqui a gente vai estar desenvolvendo a capacidade criativa, construtiva e de conhecimento”. 

A cerimônia de entrega do título de cidadão a Antonio Filosa também contou com a participação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe. O grupo musical entoou Leão do Norte, do cantor e compositor Lenine. No momento da entrega do diploma da honraria, o presidente da Jeep recebeu de Álvaro Porto uma estátua de caboclo de lança e uma gola de maracatu, além de uma miniatura do Palácio Joaquim Nabuco. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte