2017: IPVA será cobrado mais cedo

Por Rafael Santos 08/12/2016 10:41 • Atualizado 08/12/2016
Compartilhe

carro_ipvaA Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) informa que o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai diminuir em 2017 em relação a 2016. De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (FIPE), o valor venal dos veículos caiu 3,8% em 2016 em comparação com o ano anterior. No caso dos automóveis, a redução foi de 4,5%. Já para caminhões, o preço diminuiu, em média, 6,3%. Com isso, o valor do IPVA também ficará menor já que ele tem como base os preços divulgados na Tabela FIPE.

A mudança na data de pagamento do IPVA foi realizada em virtude da necessidade de geração de fluxo de caixa no início do ano, em decorrência da crise econômica que atinge o País. Em contrapartida, como uma forma de compensar os contribuintes que fizerem o pagamento à vista, será concedido um desconto de 7% no valor do imposto, no lugar dos 5% concedidos em outros anos – um aumento de 40% no percentual de abatimento.

ipva_numero_de_veiculosOs boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis no site do Detran PE (www.detran.pe.gov.br) a partir do próximo dia 1º de janeiro. Os valores do IPVA 2017 devem ser divulgados depois da segunda quinzena deste mês. Os proprietários de veículos podem optar pelo pagamento à vista com desconto ou pelo parcelamento em até três vezes.

ipva_placaPernambuco tem uma frota tributável de 2.499.284 veículos. Em 2016, a arrecadação com o IPVA chegou a cerca de R$ 1 bilhão. Ainda não há previsão de quanto será o valor arrecadado em 2017. Os recursos arrecadados com o IPVA entram na conta do Estado e são distribuídos para pastas prioritárias como educação, saúde e segurança pública. No total, 50% desse montante é repassado para as contas dos 184 municípios do Estado de Pernambuco, que também sofrem com as consequências da crise econômica. Os recursos servirão para auxiliar na administração dos novos gestores municipais, que assumem em janeiro de 2017.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte