Coluna Política | Carnaval, um teste para o governo Raquel


A governadora Raquel Lyra (PSDB) utilizou as redes sociais para reforçar o convite aos blocos e produtores para cadastrarem suas prévias e festas carnavalescas no site da Secretaria de Defesa Social (SDS). O objetivo é dimensionar e distribuir o policiamento pelo estado. Ela afirmou que o reforço já começou nas prévias de Olinda. Voltando depois de dois anos, o Carnaval será um baita teste de funcionalidade da segurança nos primeiros dois meses do governo dela.

Portanto, a tão falada e necessária segurança pública será carro-chefe dessa análise inicial. Raquel, que foi delegada da Polícia Federal, mas tem experiência em cargo político, sabe mais do que ninguém que o aumento da criminalidade mancha qualquer gestão. E começar um governo com a primeira festa de grande porte apresentando dados negativos não é nada bom. Os comandantes e diretores das forças de segurança do estado vão ter que mostrar resultado, pois o saldo final reflete na tucana.

Articulando – Conforme antecipamos, o ex-deputado estadual Henrique Queiroz (PP) está articulando um projeto de candidatura a prefeito de Buenos Aires. Em conversa com o colunista, ele confirmou os planos ao dizer: “Possivelmente, serei candidato”. O atual gestor, Fabinho Queiroz (PSD), afilhado político de Henrique, está no segundo mandato e precisará apresentar um nome para disputar a sucessão.

Sim ou não? – Após a repercussão da nota no “Politicafé” do último sábado, entramos em contato com Maciel Santos, presidente do Diretório do PT Bom Jardim, para questioná-lo sobre candidatura a prefeito. Ele está de férias, mas retornou, porém, nada confirmou, assim como não descartou. Disse apenas que, em momento oportuno, sentará com líderes estaduais e correligionários locais para dialogar sobre o futuro da sigla.

Parceria – A partir de hoje, a Coluna Política e o Quadro Politicafé do Blog do Agreste passam a também ser veiculados no Portal Giro Mata Norte. É o primeiro passo de um plano de expansão projetado para 2023. Sendo assim, diariamente, os bastidores políticos estarão disponíveis para os leitores e seguidores do Giro, mantendo uma linguagem acessível e objetiva, e zelando pela credibilidade. Valeu, Rafael Santos.

Rápidas

De olho – São muitos os políticos de olho na presidência da CODEVASF. Vinculada ao Governo Federal, ela tem 12 superintendências, inclusive, em Petrolina, sendo considerada uma “máquina” de conseguir apoios de prefeitos para o grupo que a comanda.

Bastidores – Nos corredores da Assembleia Legislativa de PE (Alepe), o nome do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) cresce para disputa da presidência da Casa. O fato de ser aliado de primeira hora da governadora pesa a favor dele, que deverá enfrentar Antônio Moraes (PP).

O povo quer saber – Raquel Lyra (PSDB) tem articulado votos para o aliado Álvaro Porto (PSDB).

Por Alfredo Neto

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade