Microcefalia mata duas crianças em Lagoa do Carro

Por Rafael Santos 08/03/2016 13:38 • Atualizado 08/03/2016
Compartilhe

lagoa-do-carroSubiu para quatro o número de mortes causadas pela microcefalia, na Mata Norte do estado. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (08), pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, através do boletim semanal de acompanhamento da doença.

Esta semana duas mortes foram registradas no município de Lagoa do Carro. As cidades de Goiana e Macaparana já haviam registrado uma morte, cada, pela doença.

No total 119 crianças já foram diagnosticadas com a doença na região.

Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas foi tornada obrigatória, no período de 02 de dezembro de 2015 a 05 de março de 2016, 117 municípios do Estado notificaram 2.713 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, 16 gestantes apresentam confirmação de microcefalia intraútero. Vale salientar que a notificação das mulheres com exantema não significa, necessariamente, que elas são casos suspeitos de dengue, chikungunya ou zika, já que outros fatores podem ter ocasionado as manchas vermelhas (rubéola, intoxicação, alergia ou alguma outra virose). O exantema também não é indicativo que a mulher terá um bebê com microcefalia.

Em Pernambuco, o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz confirmou 68 casos de microcefalia relacionados ao vírus zika por detecção do anticorpo IgM no líquido cefalorraquidiano. Os reagentes foram fornecidos pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC). Outros 17 casos deram negativos e 02 inconclusivos, totalizando 87 testes realizados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte