Através de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, as escolas da rede municipal de ensino de Goiana estão recebendo a visita dos agentes de combate às endemias para demonstrar aos alunos a importância da eliminação dos focos do Aedes aegypti. “Com essa mobilização, nossas crianças reforçam em casa a proteção”, comenta Gleyce Lima, coordenadora da Vigilância Ambiental de Goiana.
Essa mobilização faz parte do Programa Saúde na Escola desenvolvido para ações integradas de prevenção, promoção e atenção à saúde. “Nesse momento, nosso trabalho é de enfrentamento das arboviroses. A conscientização sobre a eliminação dos criadouros do mosquito é a melhor forma para nos proteger. Quanto mais nossos estudantes estiverem preparados, vamos ter mais pessoas levando informações para suas casas e vizinhança. Assim, todo mundo se protege”, explica Fernanda Cassia, uma das coordenadoras do Programa no município.
Especificamente nessa ação contra Dengue, as escolas realizam atividades lúdicas para sensibilização, com gincanas, teatros educativos, murais de prevenção e concursos para engajar crianças, jovens e adultos no combate à Dengue.
Neste ano, foram registrados dois casos confirmados de Dengue no município de Goiana. “Apesar do número ser considerado baixo, não podemos vacilar. Isso é o resultado feito por todos nós. Essa luta é de todos! Estamos todos juntos no combate ao mosquito”, alerta Thuanni Andrade, coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica. Ainda segundo ela, é importante que ao apresentar os sintomas da dengue, a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde mais perto da sua casa para consulta e agendamento da coleta sorológica referente ao diagnóstico.
SINTOMAS DA DENGUE
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Dor nos olhos;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Manchas vermelhas na pele;
- Moleza;
- Falta de apetite;
- Enjoo;
- Vômito; e
- Diarreia.
Em casos de sinais mais graves da doença, procure imediatamente um serviço de urgência.
Colabore no combate ao mosquito!
- Deixe tampadas as caixas d’água;
- Coloque areia nos pratos que ficam embaixo dos vasos de plantas;
- Cubra garrafas e pneus;
- Limpe as calhas para não empoçarem água; e
- Receba os agentes de saúde ambiental e controle de endemias na sua casa.