Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Durante todo o dia a discussão permeou pelo conceito de cultura rural e as vivências de cada palestrante com a música, a poesia, as muitas linguagens da cultura rural.


seminario-cultural-reune-varios-artistas-em-nazare-da-mata

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Os primeiros tiros dos bacamarteiros anunciavam o início do seminário do Festival Canavial 2014. Com o tema Cultura Rural a ação reuniu mais de noventa pessoas na moita do Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, na manhã desta sexta feira (14) para discutir o assunto.

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Com duas mesas redondas divididas entre manhã e tarde, estavam presentes os palestrantes: Marcelo Melo (Músico do Quinteto Violado), Ivan Marinho (Presidente da Federação de Bacamarteiros de Pernambuco) e Ivanildo Vilanova (Repentista), na primeira com a coordenação de Afonso Oliveira (Produtor Cultural); Aldo (Baixinho dos Oito Baixos – Músico), Anildomá Willams (Secretário de Cultura de Serra Talhada e Diretor da Fundação Cultural Cabras de Lampião) e Pedro Vasconcelos (Diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – MINC), na segunda com a coordenação de Severino Vicente (Historiador e Professor da UFPE).

Durante todo o dia a discussão permeou pelo conceito de cultura rural e as vivências de cada palestrante com a música, a poesia, as muitas linguagens da cultura rural. Enfatizando a importância da cultura produzida no interior do Brasil para construção da diversidade do patrimônio imaterial, com a presença de maior quantidade de diferentes manifestações artísticas produzidas pela população do interior dos estados. Atuante na perpetuação da história e da cultura cangaceira no sertão de Pernambuco, Anildomá afirmou: “O meu universo sempre foi rural, sobretudo, no campo da cultura: o aboiador, as toadas, Luiz Gonzaga (…) sempre foi um universo rural. A diversidade do Sertão é imensa, de várias formas o cangaço se manifesta no nosso fazer cultural”.

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Tanta riqueza nas manifestações culturais, principalmente pelas diferentes linguagens produzidas, potencializa a interação na criação e difusão dessas enquanto símbolos – representação – da cultura brasileira, e por isso o espaço do rural torna-se tão importante. “O grande atrativo é a música (pífano ou pife), que chama público para ver as apresentações e peças artesanais, relatou Ivan Marinho sobre a maneira de atrair o púbico para as brincadeiras dos batalhões de Bacamarteiros.

Para reconhecer, valorizar e garantir a produção dessa cultura rural tão rica, algumas políticas públicas vem sendo implementadas, como é o caso da lei 13.018/2014 – a lei cultura viva – que transforma o programa cultura viva, em política de estado. O programa desenvolvido em 2004 pelo Ministério da Cultura (MINC), com o compromisso de “desesconder” o Brasil dos próprios brasileiros, articulando cidadania, cultura e educação em ações que visam incentivar, promover e preservar a cultura brasileira em toda sua diversidade; teve como base de articulação a criação dos Pontos de Cultura – grupos e organizações que promovem ações culturais de diversas naturezas passaram a receber aporte financeiro governamental.

Hoje, a lei está em processo de regulamentação e deve ser finalizado até 2015. Confiante com esta aprovação como uma grande conquista, Pedro Vasconcelos, representante do MINC, afirmou em seus esclarecimentos: “O estado brasileiro agora inverte a lógica [da história das políticas públicas] e apoia iniciativas no interior, iniciativas que não tinham apoio. Cabe ao estado reconhecer e apoiar esses grupos. Com o cultura viva nós queremos construir essas políticas para o trabalho desses grupos de uma forma independente”. O seminário encerrou com as apresentações do Coco Popular de Aliança e o Cavalo Marinho Mestre Batista.

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata

Seminário Cultural reúne vários artistas em Nazaré da Mata


Leia também»

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday