VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho foi realizada na última quarta

Por Rafael Santos 19/11/2021 10:25 • Atualizado 19/11/2021
Compartilhe

Para que políticas públicas voltadas para a Saúde sejam efetivas é necessário, sobretudo, planejamento. Com o intuito de aprimorar o Plano Municipal de Saúde (PMS) do próximo quadrimestre (2022 a 2025), nesta quarta-feira (17) a Prefeitura do Paudalho promoveu a VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho.

O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde e teve como tema “Gestão de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia do coronavírus”. Com início às 8h, a cerimônia foi realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade. O encontro foi transmitido ao vivo por meio das redes sociais da Prefeitura do Paudalho e pode ser conferido através deste link.

Na ocasião estiveram presentes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através da sociedade civil organizada, trabalhadores da saúde e gestores do SUS. A abertura da programação contou com uma apresentação artística de dança. A conferência seguiu com palestras, debates e atividades em grupo com o objetivo de abordar questões pertinentes à pauta.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, destacou o propósito da cerimônia: “A Conferência tem o objetivo de elaborar propostas para a melhoria da saúde no município, para validar o que já está sendo feito e para contribuir com a melhoria da gestão do SUS e do acesso de qualidade para os usuários.”

A gestora também ressaltou a importância da colaboração de todo o público presente. “É fundamental a realização da Conferência porque ela é paritária, ela existe sempre seguindo o que há dentro da lei, que é a de ter a presença de usuários, trabalhadores e gestores do SUS.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Veraldo Valdeci, salientou a importância do SUS para todos os brasileiros. “Sem o SUS a gente não conseguiria viver. Eu venho daquela época, lá atrás, quando ele não existia e a gente também não tinha condições de pagar pela nossa saúde (…) Quando o SUS surgiu, Sistema Único de Saúde, e o nome já diz, é para todos.”

Durante a ocasião, a equipe organizadora do evento fez uma homenagem ao médico, ex-secretário municipal de Saúde e também atual prefeito do município de Limoeiro, Orlando Jorge, por sua contribuição à Saúde paudalhense.

“Para nós é uma honra, uma alegria e uma satisfação. É um saudosismo todo especial. Através do Conselho Municipal de Saúde, do presidente Veraldo Valdeci, e a nossa querida Lúcia Matias e toda a sua equipe, poder voltar aqui e lembrar nossos planejamentos, nosso projetos e que a continuidade administrativa é tão importante para o nosso município, é verdadeiramente um destaque essa VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho.”, declarou o ex-secretário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte