Domingo de Ramos: Paudalho recebe milhares de romeiros neste domingo (24) no Santuário de São Severino do Ramos

Por Rafael Santos 22/03/2024 12:49 • Atualizado 22/03/2024
Compartilhe

Há mais de 200 anos, em todo domingo que antecede a Páscoa, o município de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, se enche de fé e tradição na celebração do Domingo de Ramos, em um dos maiores polos de romaria do Nordeste, o Santuário de São Severino do Ramos, localizado na Igreja de Nossa Senhora da Luz. Neste ano de 2024, a manifestação religiosa tomará forma no próximo domingo (24), com duas missas no Santuário, às 6h e às 7h. A programação continua com mais duas missas, em frente a Igreja de Nossa Senhora da Luz, às 8h e às 10h, encerrando o momento religioso – a missa das 10h será presidida pelo bispo diocesano de Nazaré da Mata, o Exmo. Revmo. Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Além de marcar o início da Semana Santa na cidade, a celebração também presta homenagem ao santo São Severino do Ramos.

Segundo a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura do Paudalho, Valquíria Marinho, o município tem a expectativa de receber cerca de 30 a 40 mil visitantes. “O domingo de Ramos é um dia de grande festividade no nosso santuário; nós temos a expectativa de nesse dia receber em torno de 400 ônibus de romeiros, que devem circular a partir da sexta-feira no nosso município, trazendo em torno de 30, 40 mil pessoas para visitar o nosso santuário. A Prefeitura do Paudalho e a Secretaria de Cultura está preparando toda uma estrutura para receber e acolher todos os nossos romeiros e turistas”, destacou a secretária.

O Domingo de Ramos faz parte da temporada de romaria no local, que iniciou no dia 3 de setembro de 2023 e segue até o mês de abril de 2024. Neste período, o local esteve aberto todos os dias, com o seguinte horário: às segundas-feiras, das 8h às 12h; das terças-feiras aos domingos, das 8h às 16h. Todos os domingos, os devotos contaram com missa no Santuário às 10h. Após o Domingo de Ramos, o Santuário continuará aberto para visitação, com a mesma programação e horário.

Patrimônio, desapropriação e requalificação

Tendo em vista a expressividade da manifestação religiosa e o seu marco na fé, tradição, turismo, economia, cultura e identidade do município e de todo estado de Pernambuco, a Romaria de São Severino do Ramos, em Paudalho, foi reconhecida, em 2018, por leis municipal e estadual como patrimônio cultural e religioso imaterial. No ano de 2022, o Santuário foi desapropriado pela Prefeitura do Paudalho. Em 2023, o município lançou o projeto de requalificação do local, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 15 milhões. Com a obra, o Santuário, que também é um complexo turístico, vai contar com novo centro comercial e gastronômico, velário, estacionamentos, local para missa campal e anel viário para permitir melhor locomoção, ofertando mais comodidade e conforto para dezenas de turistas e fiéis que visitam diariamente o Santuário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte