Nazaré da Mata comemora 188 anos de emancipação

Por Rafael Santos 17/05/2021 13:21 • Atualizado 17/05/2021
Compartilhe

Foto: Ednaldo Tavares// Cortesia

O município de Nazaré da Mata completa hoje (17) 188 anos de emancipação política. Devido a pandemia do Novo Coronavírus os tradicionais eventos festivos da cidade foram suspensos, mas o prefeito da cidade, Nino (Solidariedade), realizou a cerimônia de hasteamento das bandeiras.

Os pavilhões foram hasteados na Praça da Bandeira, localizada no centro da cidade. No ato estiveram presentes vereadores, secretários e alguns populares. Protocolos sanitários para evitar a propagação do Novo Coronavírus.

O território onde atualmente está localizado o município de Nazaré da Mata era chamado de Lagoa d’Antas, uma sesmaria doada a Manuel Bezerra Cunha, em 18 de junho de 1581.

O povoamento de “Nasareth” teve início no século XVIII, numa propriedade onde foi edificada a capela de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem à santa, a localidade passou a chamar-se de Nossa Senhora da Conceição de Nazaré.

Em 1833, desmembrando-se do município de Igarassu, tornou-se vila, quando passou a ser sede da freguesia.

Foi elevada à categoria de cidade pela lei de número 258, de 11 de junho de 1850. O primeiro prefeito foi o padre Anísio Torres Bandeira, que tomou posse em 1892, quando os municípios passaram a ter maior autonomia administrativa com a proclamação da República.

Pelo decreto-lei número 952, de 31 de dezembro de 1943, o nome da cidade foi modificado, acrescendo-se o termo “da Mata”, por se encontrar nessa zona fisiográfica.

Administrativamente, Nazaré da Mata é constituída unicamente pelo distrito sede. No município, encontra-se a Diocese de Nazaré e o palácio episcopal, abrangendo diversas cidades da região da mata norte.

Anualmente, no dia 17 de maio o município comemora a sua emancipação política. Nazaré da Mata é conhecida como a Terra do Maracatu e seus encantos com os caboclos de lança, além dos mestres com suas loas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte