Nazaré da Mata comemora 188 anos de emancipação

Por Rafael Santos 17/05/2021 13:21 • Atualizado 17/05/2021
Compartilhe

Foto: Ednaldo Tavares// Cortesia

O município de Nazaré da Mata completa hoje (17) 188 anos de emancipação política. Devido a pandemia do Novo Coronavírus os tradicionais eventos festivos da cidade foram suspensos, mas o prefeito da cidade, Nino (Solidariedade), realizou a cerimônia de hasteamento das bandeiras.

Os pavilhões foram hasteados na Praça da Bandeira, localizada no centro da cidade. No ato estiveram presentes vereadores, secretários e alguns populares. Protocolos sanitários para evitar a propagação do Novo Coronavírus.

O território onde atualmente está localizado o município de Nazaré da Mata era chamado de Lagoa d’Antas, uma sesmaria doada a Manuel Bezerra Cunha, em 18 de junho de 1581.

O povoamento de “Nasareth” teve início no século XVIII, numa propriedade onde foi edificada a capela de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem à santa, a localidade passou a chamar-se de Nossa Senhora da Conceição de Nazaré.

Em 1833, desmembrando-se do município de Igarassu, tornou-se vila, quando passou a ser sede da freguesia.

Foi elevada à categoria de cidade pela lei de número 258, de 11 de junho de 1850. O primeiro prefeito foi o padre Anísio Torres Bandeira, que tomou posse em 1892, quando os municípios passaram a ter maior autonomia administrativa com a proclamação da República.

Pelo decreto-lei número 952, de 31 de dezembro de 1943, o nome da cidade foi modificado, acrescendo-se o termo “da Mata”, por se encontrar nessa zona fisiográfica.

Administrativamente, Nazaré da Mata é constituída unicamente pelo distrito sede. No município, encontra-se a Diocese de Nazaré e o palácio episcopal, abrangendo diversas cidades da região da mata norte.

Anualmente, no dia 17 de maio o município comemora a sua emancipação política. Nazaré da Mata é conhecida como a Terra do Maracatu e seus encantos com os caboclos de lança, além dos mestres com suas loas.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte