Leci Brandão esquenta o Festival Canavial em Olinda

O Movimento Canavial surgiu em 2006 com a proposta de integrar a Zona da Mata Norte através de vários projetos culturais.


 Leci Brandão esquenta o Festival Canavial em Olinda‏

Leci Brandão esquenta o Festival Canavial em Olinda‏

Nesta quinta e sexta-feira a cidade de Olinda recebe o Festival Canavial 2014, com o Festival Coco de Roda Zumbi de Olinda. Diversas atrações vão passar pelo palco do Largo de Guadalupe. Leci Brandão, uma das grandes atrações do evento, se apresenta na sexta-feira (21) às 00h. A entrada é franca.

A programação começa na quinta-feira com shows, à partir das 20h, do Coco do Amaro Branco, Aurinha do Coco, Selma do Coco, Valdi Afonjah, entre outros. Na sexta-feira, também à partir das 20h, o Largo de Guadalupe recebe Zé de Tete, Bongar, Coco de Umbigada e a carioca Leci Brandão. Além dos shows, seminários e oficinas sobre a Consciência Negra e sobre o Coco de Roda serão realizados na Biblioteca Municipal de Olinda e no Centro Cultural Coco de Umbigada, respectivamente.

O Festival Canavial 2014 já passou pelas cidades de Nazaré da Mata e Limoeiro. Ainda no roteiro para esta edição estão as cidades de Vicência e Buenos Aires. Shows de Quinteto Violado e Chico César estão na programação que conta também com mostra de filmes, seminários e um festival gastronômico.

HISTÓRIA – Todo primeiro sábado do mês a comunidade do Guadalupe se mobiliza em torno do Centro Cultural Coco de Umbigada para produzir sua sambada. Crianças andam pra lá e pra cá, reúnem-se na calçada, divulgam via redes sociais, jovens aprendizes de várias tecnologias organizam os detalhes. Mas não é só o Coco de Umbigada que tem história nessa comunidade. O Guadalupe é o bairro onde vive há mais de 50 anos Selma do Coco. E é casa também de Aurinha do Coco. Duas expoentes do ritmo que já ganharam o mundo cantando esse ritmo alucinante e gostoso de dançar.

O MOVIMENTO – O Movimento Canavial surgiu em 2006 com a proposta de integrar a Zona da Mata Norte através de vários projetos culturais. De Goiana a Nazaré da Mata são vários Produtores Culturais, Associações, Pontos de Cultura, empresas, Artistas, Mestres, rádios comunitárias, antigos Engenhos e grupos Culturais engajados e que mudaram a realidade da região. O Festival Canavial e o Pontão de Cultura Canavial são a expressão maior dessa grande rede cultural do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO
FESTIVAL COCO DE RODA ZUMBI OLINDA

20 de novembro – Quinta-feira
09h00 as 17h00 – Seminário Consciência Negra
Local: Biblioteca Municipal de Olinda

20 e 21 de novembro – Quinta-feira e Sexta-feira
Local: Centro Cultural Coco de Umbigada
09:00 as 12:00 – Oficina de Coco de Roda

20 de novembro – Quinta-feira
Local: Largo do Guadalupe
20:00 – Coco do Amaro Branco
20:40 – Aurinha do Coco
21:20 – Mestre Zeca do Rolete
22:00 – Selma do Coco
23:00 – Valdi Afonjah
00:00 – Coco de Arcoverde

21 de novembro – Sexta-feira
Local: Largo do Guadalupe
20:00 – Zé de Teté
20:40 – Coco Panela de Barro
21:20 – Coco Popular de Aliança
22:00 – Bongar
23:00 – Coco de Umbigada
00:00 – Leci Brandão


Leia também»

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday