Geração Futuro promove mais uma edição do Cadeira de Balanço, em Lagoa de Itaenga


Dois mestres da cultura popular estarão reunidos em roda de diálogo nesta quinta-feira (22), às 9h, em Lagoa de Itaenga. O evento, intitulado Cadeira de Balanço, convida o poeta e compositor Moises Lins e a parteira e bezendeira Maria Asa Branca para uma conversa sobre a vida, os fazeres e saberes desses detentores de conhecimento.

A ação faz parte do currículo da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental do Projeto Verdeporto: Idosos e Meio Ambiente, que envolve vinte participantes da segunda turma. “Uma chance que temos para conhecer e reconhecer nossa cultura, nossas identidades, e construir caminhos para o desenvolvimento local sustentável, que pensa também na dimensão da cultura do povo”, explica o coordenador geral do Verdeporto, Henrique Almeida.

Moises Lins tem trajetória expressiva na construção da história do município de Lagoa de Itaenga. Vencedor do concurso do hino da cidade, o mestre canta suas próprias poesias, inspiradas na cultura do lugar onde vive. Já a religiosa Maria Asa Branca traz consigo um conhecimento centenário. Entre rezas, benzeção e remédios caseiros, a mestra configurou como parteira tradicional, ajudando mulheres na humanização do parto natural.

O Projeto Verdeporto é realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos, em parceria com a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, conta com o apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Movida Locações, JSL, Suzano, Usiminas, Sonepar, Dimensional, Nortel e Simpress.

Embora o evento possua público alvo, a atividade é aberta para pessoas no geral. 

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade