Técnicos do ProRural participam da primeira turma de capacitação sobre o Rural Investe do Brasil

Por Rafael Santos 23/11/2016 18:28 • Atualizado 23/11/2016
Compartilhe

img_2243Para preparar empresas, projetos sociais e instituições que apoiam o desenvolvimento de investimentos rurais e agronegócios, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO) está capacitando técnicos de Programas de apoio à agricultura familiar de várias partes do país. O curso, com duração de dez dias, está sendo realizado no Centro de Treinamento do Instituto de Pesquisa Agrícola (IPA), em Carpina.

O Rural Investe é uma metodologia gratuita aplicada em várias partes do planeta onde o Banco Mundial, que visa preparar os planos de negócios de cada subprojeto formatado com investimento público, de forma participativa, iterativa e descentralizada. Com uma linguagem simples, o material formado por e-learning, tutoriais, estudos de caso e livro de exercícios, pode ser utilizado por técnicos, elaboradores de projetos e pelas próprias comunidades beneficiadas.

Para o consultor da FAO, Luc Dubreuil, o Rural Investe visa fortalecer as capacidades dos atores nacionais para facilitar investimentos rurais sustentáveis, promoção de empreendimentos rurais, desenvolvimento de cadeias de valor e maior acesso a serviços financeiros. “O programa vai resolver algumas necessidades básicas sobre a forma como o Banco Mundial deseja que estejam formatados os planos de negócios dos subprojetos e melhorar a qualidade e viabilidade dos projetos apresentados”.

Segundo o diretor Geral do ProRural, ANselmo Pereira, com as ferramentas de participação e interação do Rural Investe, o Programa vai melhorar a capacidade de gerenciamento, garantindo um maior aumento do impacto e sustentabilidade das ações. “Esse curso marca também a preocupação do ProRural em trabalhar junto com parceiros como o Ipa e o Senar. Juntos poderemos capacitar melhor nossos técnicos e garantir mais e melhores projetos para o homem do campo”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte