Projeto de lei institui Festa de Reis do Carpina no calendário do estado


botafogo_Será colocado em votação, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um projeto de lei do deputado estadual, Manuel Botafogo (PDT), que institui a Festa de Reis do Carpina no calendário de eventos do estado de Pernambuco.

A festa ocorre entre os dias 04 a de janeiro.

O objetivo da propositura é instituir no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco a Festa de Santos Reis do Município de Carpina. A Festa, ou Folia de Reis é um festejo popular de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país, principalmente no Nordeste.

No Município de Carpina, a Festa de Reis é a primeira grande festa do ano, que ocorre no mês de janeiro. Trata-se de uma festa popular que possui mais de 100 (cem) anos. Tradicionalmente, acontecem apresentações de pastoril, bumba-meu-boi, feira de produtos, comidas típicas e apresentação de bandas. Milhares de turistas participam do festejo, que conta com uma programação
religiosa e cultural.

Os artesões locais costumam organizar uma feira no pátio da Igreja de São Sebastião. No pólo cultural, que é montado na praça Mestre Solon, apresentam-se cantadores de viola, grupos de mamulengos (teatro de bonecos popular) e cirandas (tipo de dança e música de Pernambuco). No pólo principal do Parque de Eventos, são realizados os shows de bandas variadas. As festas populares são tradições que constituem a resistência dos povos em defesa de sua cultura e de seus costumes. Daí a importância de incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco a Festa de Reis do Município de Carpina, visto que é uma tradição que perdura há 103 (cento e três) anos. Desse modo, diante da amplitude de bens valorizados pelas mais diversas comunidades, busca-se privilegiar o patrimônio cultural sobretudo, o ritual da Folia de Reis.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade