Mutirão realiza exames e atendimento médico com foco na saúde do homem


O mutirão Novembro Azul, realizado pela Secretaria de Saúde de Carpina, disponibilizou gratuitamente serviços de saúde e atendimento médico contemplando as ações da Campanha de Conscientização sobre a Prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. O mutirão, realizado na Casa Rosa, ao lado da Prefeitura Municipal, começou às 17h, com o objetivo de facilitar o acesso do público masculino, que historicamente comparece menos aos serviços de saúde por conta do horário de trabalho.

Entre os serviços oferecidos, a coleta de sangue para a realização do PSA, seguido da ultrassonografia da próstata e a consulta com o urologista foram os mais concorridos. O exame deve ser feito anualmente por homens com mais de 50 anos; em caso de histórico familiar de câncer de próstata, a recomendação é que o exame seja feito a partir dos 40 anos. Quando não é diagnosticada com antecedência, a neoplasia maligna pode levar 28,6% dos pacientes a óbito, segundo o Ministério da Saúde.

A população em geral também aproveitou diversos serviços como de teste rápido de HIV, sifilis e hepatite B e C; vacinação contra COVID-19, tétano, hepatite B, sarampo e febre amarela; teste de COVID-19; auriculoterapia; ventosaterapia e atendimento com nutricionistas, psicólogos e psiquiatra.

Além do Mutirão Novembro Azul, as Unidades Básicas de Saúde de Carpina realizam mensalmente o atendimento noturno, para receber os pacientes que não podem comparecer ao serviço de saúde durante o dia.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade