Aluna de escola pública de Buenos Aires ganha medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Por Giro Mata Norte 23/03/2023 22:24 • Atualizado 23/03/2023
Compartilhe

A estudante de escola pública de Buenos Aires Luana de Mendonça Miranda, 15 anos, conquistou a medalha de bronze na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC).

A jovem estudou na Escola Municipal José Vieira de Melo, localizada na comunidade de Lagoa do Outeiro, em Buenos Aires, quando competiu.

Com o objetivo de estimular o ingresso dos jovens nas áreas científicas e tecnológicas, a ONC foi constituída de duas fases e testou os conhecimentos dos jovens em biologia, física, astronomia e química.

A ONC é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através do programa Ciência na Escola e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan e Sociedade Astronômica Brasileira.

O campeonato busca descobrir novos talentos e aproximar os jovens de entidades de pesquisa e ensino superior.

Nesta quinta-feira (23), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Buenos Aires, os vereadores apreciaram e aprovaram um requerimento da vereadora Jô de Chico Titiu que concede votos de aplausos e elogios a aluna da rede municipal de ensino.

Ao lado da mãe, a senhora Ana Cláudia de Mendonça, Luana visitou a Casa Ruy Barbosa quando recebeu as homenagens dos parlamentares presentes durante a sessão ordinária.

Na mesma sessão, a vereadora também apresentou um Projeto de Decreto Legislativo concedendo o Título de Cidadão Honorário ao coordenador da escola, o professor Carlos Eduardo, que também acompanhava a garota.

Natural de Carpina, aluno de escola pública, um dos 6 filhos de pais agricultores, Carlos Eduardo viveu grande parte de sua infância na comunidade rural de Buenos Aires.

Em 2021, sua história foi contata pela Rede Globo devido a experiência exitosa com os alunos durante a pandemia da covid-19.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte