Em comemoração aos 26 anos de emancipação política da cidade de Araçoiaba, um grupo de ciclistas da cidade organizou um pedal comemorativo

Por Rafael Santos 18/07/2021 20:50 • Atualizado 18/07/2021
Compartilhe

Araçoiaba, nome de origem tupi-guarani que significa esconderijo do dia, é um local rico em história. Que, embora tenha apenas 26 anos de emancipação política, possui uma história coincidente com a colonização portuguesa.

Pensando nisso, a organização do evento liderada pelo ciclista amador e advogado Enéias Pergentino, juntamente com a equipe convocada, definiu o percurso contemplando pontos históricos da cidade.

O grupo passou pela capela de Nossa Senhora do Monte, uma igreja bicentenária, onde antes era um oratório dos padres missionários que vinham da cidade de Goiana e iam para outras cidades vizinhas.

O pedal contemplou ainda outros pontos como o córrego do pilão onde há vestígios dos índios que foram os primeiros moradores de Araçoiaba. Também passaram pela chamada bica dos alemães e no local onde pelos idos da segunda guerra mundial, foram confinados alemães trabalhadores da Companhia Paulista de Tecidos da família Lundrenguen, que eram mantidos confinados para não repassarem informações do Brasil para o regime nazista de Hitler.

Em cada ponto era feita uma parada e o Sr. Flavio Rufino, autor de um livro que conta a história de Araçoiaba, contava aos ciclistas os detalhes históricos do local.

Entre os mais de 50 ciclistas, participaram do evento cinco vereadores da cidade: Binho Caetano, Kelinha de Daniel, Maurício dos Transportes, Sérgio Maluquinho e Erison Silva Are Baba. Além do ex vereador Carlos Caetano.

Patrocinado pelos próprios ciclistas foi servido um grandioso café da manhã antes da saída e ao final foi cantado os parabéns para Araçoiaba e todos comeram o bolo em comemorativo.

Segundo a organização, o grupo realizará outros momentos como este. E se você deseja participar do grupo é só mandar uma mensagem para o WhatsApp (81) 99873-8730.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte