Prefeitura de Vicência leva dois alunos da rede municipal para intercâmbio na Itália

Por Giro 13/07/2019 06:54 • Atualizado 13/07/2019
Compartilhe

A Prefeitura de Vicência, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, em parceria com o Centro de Línguas Modernas, estará enviando nesta quarta-feira (17), dois estudantes para a Itália. A viagem é para um curso de imersão à Língua Italiana, com duração de 15 dias, na Universidade para Estrangeiros em Perugia (Universitá per Stranieri de Perugia), o que torna Vicência pioneira no envio de alunos das escolas municipais para outro país.

Os alunos Breno Vinícius Saturno da Silva, 14, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Rufino, no Povoado Borracha, e Geni Victória Felicidade de Lima Alves, 16, atualmente, aluna da rede estadual, estudante do Centro de Línguas Modernas, na sede do município, irão acompanhados dos fundadores do Centro de Línguas, José Francisco de Mello e Berenilda Ramalho de Mello, e da professora, Sônia Lira, se aprofundar na cultura italiana pelas cidades de Veneza, Firenze, Perugia e Roma.

O intercâmbio cultural faz parte do Projeto “Vicência Rumo à Itália”, que levará anualmente dois estudantes da rede municipal de ensino para um curso no país. O projeto foi anunciado pelo prefeito, Guilherme Nunes, ao Cônsul Italiano na Circunscrição Recife, Gabor De Zagon, em sua primeira visita ao município,em maio de 2017, e apresentado ao mesmo, em março de 2018.

O gestor municipal e a secretária de educação e esportes, Eliane Silveira, receberam na tarde desta sexta-feira (12), na sede da Prefeitura, o aluno Breno Saturno, e os professores, José Francisco de Mello, Berenilda Mello, e Sônia Lira. O aluno que também representou a companheira de viagem, que não pôde estar presente, Geni Alves, recebeu um kit para auxiliar nos estudos, fora de casa; uma bolsa, um caderno, um estojo e uma camisa. O jovem também recebeu uma bandeira da cidade. Os educadores também foram contemplados com o material.

Guilherme Nunes frisou a importância da parceria entre o Centro de Línguas Modernas e o município, que oferece boas oportunidades aos jovens, e aconselhou o bolsista a aproveitar bastante a viagem e voltar ainda mais motivado a estudar. “É preciso sonhar, estudar e se dedicar muito, pois com esse conjunto de fatores é possível ir bem mais longe. É possível conquistar o mundo”, disse o prefeito. Já Breno Saturno, disse estar ansioso e nervoso para conhecer o país, sua cultura e culinária.

Eliane Silveira externou sua satisfação em poder oferecer, enquanto gestão, essa oportunidade para os estudantes. “Pra gente é um orgulho muito grande, e tenho certeza que os alunos vão saber aproveitar muito bem, e voltar com mais garra e determinação. “Esse processo de intercâmbio só acontecia com a rede estadual, agora o município está mandando, por conta própria, dois bolsistas para a Itália, então, é um orgulho muito grande”, disse a secretária de educação.

Os dois estudantes foram selecionados através de um curso intensivo, que aconteceu no Centro de Línguas modernas, em julho de 2018. A Prefeitura de Vicência, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Cultura Dante Alighieri, mantém no Centro de Línguas Modernas, o Projeto “Língua e Cultura Italiana”, com mais de 200 alunos inscritos. Desse total, 25 participaram do curso, com provas avaliativas, concorrendo às bolsas, sendo aprovados os alunos Breno e Geni.

O Centro de Línguas Modernas acolhe mais de 400 alunos. A língua italiana é ensinada as crianças, jovens e adultos por professores formados no próprio espaço. O Centro dispõe ainda de aulas de língua inglesa, espanhola e portuguesa, com foco em concursos.

O município dispõe de aulas da língua italiana, na grade de disciplinas, nas Escolas Municipais: Alfredo Gomes, na Comunidade Quilombola de Trigueiros, José Rufino, no Povoado Borracha, Napoleão Xavier de Moraes, no Povoado Angélicas, e Benjamim Azevedo, na Usina Barra.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte