A nova gestão da Prefeitura de Nazaré da Mata, comandada pela prefeita Aninha da Ferbom, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao Censo Municipal da Saúde . A iniciativa, que começou no dia 2 de janeiro e segue até o final de março, conta com o apoio de 70 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), para atualizar informações da população, identificar demandas e planejar políticas públicas.
“Esse censo permitirá que a gestão conheça as reais necessidades da população e elabore políticas públicas que atendam de forma eficaz às demandas das famílias de Nazaré da Mata”, afirmou a prefeita Aninha da Ferbom.
Ao longo de 90 dias, esses profissionais, que são ligados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) , irão se revezar nos turnos da manhã e da tarde, visitando a casa de cada morador para coletar informações. O levantamento, que vem sendo realizado diariamente, também acontece, simultaneamente, na área rural, garantindo que todas as localidades sejam atendidas.
O censo tem como objetivos identificar problemas de saúde, delimitar a população, criar vínculos entre equipes de saúde e usuários, melhorar a qualidade da atenção básica e planejar ações baseadas em dados concretos.
A secretária de Saúde, Márcia Almeida, explicou que o levantamento incluirá dados sobre condições de moradia, saúde familiar, situação epidemiológica e aspectos socioeconômicos. “Os ACSs já atuam diretamente na comunidade e, caso as famílias não sejam encontradas, organizamos mutirões para garantir que todos sejam cadastrados”, destacou.
Além de cumprir as exigências do Ministério da Saúde, que determina atualizações regulares dos cadastros para subsidiar o planejamento no Sistema Único de Saúde (SUS), a ação reforça o compromisso da administração em priorizar a saúde pública.