Cultura mineira: descubra as tradições e festas locais

Por Rafael Santos 08/10/2024 12:13 • Atualizado 08/10/2024
Compartilhe

A cultura mineira é rica e diversificada, refletindo a história e as tradições do estado de Minas Gerais. Desde as festas populares até o artesanato local, cada aspecto da cultura mineira oferece uma experiência única e autêntica. 

Para quem deseja explorar essa cultura de perto, uma ótima opção é se hospedar em pousadas em Minas Gerais, que proporcionam uma imersão ainda maior nas tradições e costumes locais. 

Ao visitar cidades históricas como Ouro Preto e Tiradentes, é possível vivenciar festividades tradicionais, saborear a culinária típica e apreciar o trabalho dos artesãos locais.

Como a cultura mineira foi formada?

Assim como em todo o Brasil, a cultura mineira também foi formada a partir da influência dos europeus, mas mais precisamente devido a família real portuguesa, a igreja católica e também os escravos. 

Além desses povos, os índios também têm forte influência na composição das tradições locais que são inúmeras. No entanto, a cultura local começou a tomar forma quando os minérios foram descobertos no estado, assim os interessados nas riquezas começaram a chegar. 

Confira nos próximos tópicos as tradições e as festas locais que atraem tantas pessoas. Depois de conhecer, coloque em sua agenda e venha conhecer o estado que é o quarto maior do país em tamanho e muito rico em cultura, arte e culinária. 

Conheça algumas cidades históricas de Minas Gerais

A histórica do estado mineiro tem início quando os bandeirantes saem em busca de encontrar riquezas e foi em Minas Gerais que eles encontraram os minérios. 

Ainda no século XVIII, a região passou a ser o centro do Brasil que ainda era colônia e devido ao destaque, começou a atrair muitas pessoas.

No entanto, devido aos muitos impostos que eram cobrados pelo coroa portuguesa, a produção local sofreu uma queda brusca e Minas Gerais foi responsável por uma das revoltas mais marcantes da história do Brasil, a Inconfidência Mineira. 

Quem deseja conhecer a história, igrejas, casas e monumentos muito comuns da época do Brasil ainda colônia deve visitar:

  • Mariana: município que guarda uma riqueza tanto patrimonial quanto cultural. 

Na cidade é possível ver igrejas da época barroca, casarões e museus que contam como o local foi se desenvolvendo ao longo dos anos, pois a cidade foi criada ainda no final do século XVII

  • Diamantina: Também fundada na mesma época de Mariana, a cultura e a histórica são elementos bem presentes e podem ser observadas nas igrejas barrocas espalhadas pelos diferentes cantos assim como em museus e nos casarões antigos que permeiam toda a cidade
  • Ouro Preto: a cidade que é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e que foi fundada ainda no século XVII quando passou a receber inúmeras pessoas em busca do ouro. 

Ela pode ser chamada de um museu a céu aberto, pois a cultura mineira está bem presente por meio das obras de Aleijadinho e da famosa igreja de São Francisco de Assis. 

  • Tiradentes: em cada um dos pontos, é possível relembrar a história do Brasil. No local, tem casarões antigos, igreja matriz e muita arquitetura que conta a época colonial brasileira. 

A cidade ainda se destaca pela Mostra de Cinema que acontece todos os anos e reúne grandes nomes. 

  • São João del Rey: local próprio para participar das festas religiosas, para dançar quadrilha, comer a comida típica mineira e, ainda, vivenciar tudo de bom que o estado tem para oferecer. 

No local, ainda dá para andar de Maria Fumaça até a cidade de Tiradentes.

Para vivenciar a cultura mineira, a visitação pode ser realizada em qualquer época do ano, mas o período em que a incidência de chuvas é menor acontece nos meses de abril a outubro. 

Saiba quais são os eventos que retratam a cultura mineira

A cultura mineira é evidenciada também além de construções, por meio de festas que contam as tradições do povo. Os eventos também carregam consigo as histórias antigas do estado. Assim, confiram quais são esses eventos tão tradicionais e quando acontecem. 

Carnaval em Minas Gerais

Antes tradicional no eixo Rio-São Paulo, agora o carnaval em Minas Gerais vem ganhando espaço e mostrando como a cultura mineira também fica evidente na festa. Alegria, cores e muito samba marcam os dias de folia no estado.

A festa na capital abre espaço para os desfiles dos blocos de rua que tocam desde as marchinhas que são muito tradicionais até outros tipos de músicas. 

Além disso, há opções de blocos para todas as idades. Nas cidades históricas, a festa também é garantida com os desfiles dos blocos e shows. 

Festas Juninas

Os famosos arraiais também são muito comuns entre os mineiros. Quem quer dançar quadrilha e, ainda, ver competições dessa dança popular precisa partir para Minas Gerais. Originária da Europa, a festa ganhou muitos adeptos em nosso país. A festa acontecia tanto na realeza quanto entre os mais pobres. 

As quadrilhas mais famosas em Minas Gerais podem ser vistas no festival que acontece no Vale do Jequitinhonha, em Ingaí, Curvela e o Arraial da capital do estado.

Festas religiosasAs festas religiosas também fazem parte da cultura mineira. Elas são realizadas em diferentes municípios e cada uma tem suas características. 
  • Congado: Está baseado na religiosidade africana que desembarcou aqui com os escravos, a celebração tem relação direta com o que acontece na Festa de Nossa Senhora do Rosário que acontece em todo o estado. Cavalhada: comum na época medieval em Portugal, a manifestação acontece em vários municípios mineirosFesta do Divino: tradicional é celebrada 50 dias depois do Domingo de Páscoa, que é o Dia de Pentecostes. Cidades como Turmalina, São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, Diamantina e Leopoldina são municípios que realizam a festa e atraem muitos visitantes.. 

  • Conclusão A cultura mineira é riqueza e isso fica evidente por meio da realização das festas religiosas, dos eventos culturais e das cidades que são verdadeiros patrimônios históricos. Conhecer tudo isso é poder viver um período muito importante da história do Brasil. Conheça e sinta na pele essa emoção de ver de perto o que os livros retratam.

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Mais do Giro Mata Norte