Serta lança Projeto de implementação de 600 cisternas para Mata e Agreste


image

O presidente do Serta, Germano Barros, lançou nesta terça-feira (13), na sede do Conselho de Desenvolvimento Rural de Glória do Goitá/PE, o Projeto que prevê serviços para implementação e tecnologia social de 600 cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano. Além de Glória do Goitá, os municípios de Feira Nova e Pombos também serão contemplados, cada uma recebendo duzentas.

Estiveram presentes representantes das comunidades de Poços e Caldeirão, Chã das Amoras, Massaranduba, Malheiros, Gameleira, Canavieira, Alto do Cagado, Guilherme, Afundó, Palmeiras, Araçá, Apoti e Marimbondo, do  Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural e Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.

A construção de cisternas de primeira água é novidade para alguns municípios da região, antes não vistos no desenho das políticas públicas de acesso à água. Para Germano, “embora os municípios de Glória e Pombos estejam localizados na Zona da Mata, estão em transição com a região do Agreste, onde muitos/as agricultores/as sofrem com o armazenamento e a falta d’água, tanto para o consumo quanto para a produção”.

As famílias que serão beneficiadas precisam atender a critérios básicos, estabelecidos pelo ProRural, que inclui ser beneficiário de Programas sociais, agricultores/as familiares, famílias chefiadas por mulheres, dentre outros.

“Esse processo de escolha será feito pelo conjunto de organizações envolvidas, a partir das listagens de famílias feitas pelas próprias associações rurais que foram encaminhadas ao ProRural”, esclarece Germano. “A expectativa é que o Projeto seja concluído até fevereiro de 2016, e que as famílias possam usufruir do seu direito de ter uma água adequada para o consumo”, conclui.

O Projeto será executado pelo Serta, em parceria com conselhos municipais, associações, sindicatos e famílias beneficiadas. É financiado pelo Governo Federal e Estadual, por intermédio do ProRural.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade