Deputado solicita campanha de prevenção ao câncer provocado pelo cigarro, em Itaquitinga

A proposição é de autoria do deputado, Clodoaldo Magalhães.

Por Rafael Santos 08/08/2016 08:39 • Atualizado 08/08/2016
Compartilhe

clodoaldoO deputado estadual, Clodoaldo Magalhães (PSB), irá solicitar a Secretaria de Saúde de Pernambuco que realize, no município de Itaquitinga, uma campanha de prevenção ao câncer provocado pelo tabagismo. O pedido estará na pauta de hoje (08), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

O deputado explicou como será realizada a campanha na cidade. “Promoção, prevenção e tratamento formam a tríade de ação do Programa de Controle ao Tabagismo e outros fatores de risco do câncer. O programa visa reduzir a morbimortalidade relacionada à exposição ao tabaco e outros fatores de risco como o álcool, radiações solares e alimentação inadequada. As ações são desenvolvidas em ambientes de trabalho, escolas e unidades de saúde por meio da implantação dos subprogramas: Ambientes Livres do Fumo, Abordagem e Tratamento do Fumante, Saber Saúde e Comunicação e Mobilização Social”, disse.

Ainda de acordo com Clodoaldo a droga é responsável pelo maior número de causas de mortes evitáveis do mundo. “O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. O alcatrão, por exemplo, é composto de mais de 40 compostos cancerígenos. Já o monóxido de carbono (CO) em contato com a hemoglobina do sangue dificulta a oxigenação e, consequentemente, ao privar alguns órgãos do oxigênio causa doenças como a aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos). A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) droga psicoativa que causa dependência. Ela também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial”, alerto Magalhães.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte