Henrique Queiroz enaltece 372 anos da Batalha do Monte das Tabocas

Ocorrido no município de Vitória de Santo Antão (Mata Sul) em 1645, o episódio, travado contra as tropas holandesas, é considerado um dos maiores embates da Insurreição Pernambucana.

Por Rafael Santos 05/08/2017 21:28 • Atualizado 05/08/2017
Compartilhe

A passagem dos 372 anos da Batalha do Monte das Tabocas foi celebrada no Grande Expediente desta quinta (3), a partir de pronunciamento do deputado Henrique Queiroz (PR). Ocorrido no município de Vitória de Santo Antão (Mata Sul) em 1645, o episódio, travado contra as tropas holandesas, é considerado um dos maiores embates da Insurreição Pernambucana.

“Em Tabocas, germinou o nosso sentimento de pátria”, resumiu Queiroz. Durante 15 anos, os holandeses dominaram Pernambuco. Na época da invasão, Portugal estava enfraquecido e dominado pela espanhola Dinastia Filipina, sob o nome de União Ibérica. Em conflito com a Espanha, os holandeses – tradicionais investidores na cultura açucareira – desembarcaram no Brasil com o objetivo de aumentar os lucros com a cana.

Alvo da investida, Pernambuco resistiu, mas a dominação durou 15 anos, com fim na Batalha dos Guararapes. “Sem Tabocas, jamais existiria Guararapes. Nem Pernambuco e Brasil”, chamou atenção o parlamentar. “Infelizmente, esse capítulo da nossa história tem sido esquecido pelos governos municipal, estadual e federal, mas é preciso destacar o feito realizado nas Tabocas, porque temos a história de Pernambuco encravada na terra do monte de Vitória”, lamentou.

Natural do município da Mata Sul, o deputado Joaquim Lira (PSD) associou-se à celebração. “Já estavam dando Pernambuco como perdido naquele momento, mas as tropas luso-brasileiras conseguiram vencer, mesmo o exército holandês sendo mais numeroso e mais armado. Tenho orgulho do fato de Vitória de Santo Antão ter contribuído para o Brasil de hoje”, ressaltou. O parlamentar é autor do Requerimento nº 3526/2017, que concede Voto de Aplausos pelo aniversário da batalha.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte