O clima da Carnaval 2021 tomou conta da terceira live cultural do projeto Noite dos Mestres do Apito. Realizado na noite deste sábado (30), por meio de uma transmissão on-line, o evento reuniu dois importantes mestres de maracatu rural: Anderson Miguel, do Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata e Zé Joaquim do Maracatu Pavão Dourado, de Tracunhaém.
Durante duas horas ininterruptas de programação on-line, transmitida pelas redes sociais, os mestres exaltaram a cultura popular pernambucana e os festejos de momo.
“Ai que saudade de uma aglomeração, e de amanhecer o dia com toda a minha nação” cantou de forma improvisada, o mestre Anderson Miguel, referindo-se à época, antes da pandemia, que aconteciam apresentações até raiar do dia.
Apesar dos festejos de momo deste ano, em Pernambuco, estarem suspensos por conta da COVID-19, a live cultural dos mestres transmitiu toda energia para o público, que do conforto de casa.
Os shows de versos improvisados dos artistas da cultura popular pernambucana foram realizados dentro dos protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária, contra a propagação do Covid-19, com distanciamento social e uso máscaras e álcool em gel.
O projeto Noite dos Mestres do Apito tem a produção da produtora cultural, Cilda Trindade, e incentivo do Governo do Estado, Fundarpe e Funcultura. A ação também conta com o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Serviço
Para rever a integra das apresentações acesse:
https://www.facebook.com/projetonoitedosmestresdoapito/videos/2951604115116537/?vh=e&d=n