Artesãos de Timbaúba marcam presença na 16ª Fenearte


timbaA 16° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), vem seguindo o objetivo de valorizar e incentivar a cultural no Recife, além de estimular o potencial de crescimento dos artesãos de todo o mundo.

As novidades da edição deste ano foram divulgadas e acontecerá entre os dias 02 e 12 de julho no centro de Convenções de Olinda.

O homenageado da vez será o Mestre Nuca de Tracunhaém e “Poeta e cantador, rei dos trocadilhos”, Lourival Batista ou o Louro do Pajeú como também é conhecido.

Desde 2009, gestão de Marinaldo Rosendo, vem se criando mecanismos de apoio aos artesãos de diversos seguimentos, além terem sido criados outros novos.

Em 2013 a Prefeitura de Timbaúba, através da Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo vêm apoiando a causa dos artesãos na cidade. Grande passo foi reativar da Feira de Artesanato. Com olhar para a prosperidade, consecutivamente foram pleiteados cursos, onde foram oferecidos aos mesmos artesãos a oportunidade para reciclarem-se, inovarem seus materiais e se atualizarem quanto a questão da comercialização.

Este ano, assim como os anteriores a prefeitura disponibiliza transporte para as peças e seus criadores, sendo totalmente responsável pelas inscrições na 16 º feira.

Outras causas são apoiadas como a Associação das Mulheres Artesãs de Cruangi e as de Xixá e ADAT.

Essas iniciativas têm como referência e base a Economia Criativa, que vem fazendo com que cresça cada vez mais o interesse de uma classe que vinha desestimulada.

Com foco no Plano Municipal de Turismo que vem se estruturado, visa-se a inclusão no mercado nacional e internacional do que é produzido no município. Por possuir alta qualidade, a comercialização de peças tanto tem importância para a movimentação de renda quanto aos estudos referentes à cultura local.

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato é a maior feira na América Latina, unindo cultura, gastronomia, moda, decoração, música e artesãos de Pernambuco, do Brasil e de mais 50 países. Serão mais de 5.000 expositores de todo o mundo onde a Prefeitura de Timbaúba cumpre seu papel de elevar seus artesãos e valorizar suas criações gerando oportunidade e renda.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade