SEE abre edital para doação de materiais inservíveis de toda a rede estadual pública de ensino

O objetivo do processo é destinar o material a instituições sociais ou sem fins lucrativos, de utilidade pública

Por Rafael Santos 04/10/2021 09:14 • Atualizado 04/10/2021
Compartilhe

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) deu início a um processo de doação de materiais inservíveis. O edital do credenciamento foi publicado neste sábado (25) no Diário Oficial de Pernambuco e os cadastros já podem ser feitos seguindo todos os critérios estabelecidos pelo edital. Podem participar do processo, as instituições filantrópicas, de utilidade pública, organizações da sociedade civil de interesse público, cooperativas sociais ou sem fins econômicos, conforme os requisitos estabelecidos no Edital.

Entre os materiais disponibilizados para doação, estão: eletrodomésticos, instrumentos musicais, mobiliários, máquinas, utensílios e equipamentos diversos, tais como: computadores, impressoras, fogões, geladeiras, ventiladores, mesas, cadeiras, armários em aço ou madeira, todos considerados inservíveis (bens antieconômicos ou irrecuperáveis). 

 “Um caminho hoje que se mostra mais viável para o descarte é a doação para instituições filantrópicas que devem utilizá-los para outros fins. A gente precisa dar uma saída legal (conforme as normas) para esses itens considerados inservíveis. Antes, a Secretaria descartava todos os itens via leilão, mas como são mais de mil escolas em todo o Estado, o leilão não comportava a quantidade de inservíveis gerados”, frisou Felipe Gustavo Moraes Ferreira, superintendente de Logística e Serviços Administrativos da SEE. 

Importante destacar, que essa via de desfazimento atende ao dever do descarte segundo a legislação vigente com a possibilidade de otimizar a estrutura de captação por parte das organizações sociais, promovendo sustentabilidade e responsabilidade social.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte