Prefeitos são homenageados por secretários de educação dos municípios pernambucanos


DSC_0328Cerca de 230 Dirigentes, assessores e Prefeitos, estiveram presentes no Encontro, convocado pela UNDIME para avaliar o processo de reformulação e elaboração dos Planos Municipais de Educação.

O evento foi realizado na cidade de Pesqueira no dia 30/07/2015 e na oportunidade, os prefeitos pernambucanos foram homenageados pela mobilização que envolveu a sociedade neste debate que aconteceu nos 184 municípios de Pernambuco.

O resultado desse trabalho apresenta 180 municípios com seus plano sancionados, o equivalente a 98% da municipalidade.

A Coordenação Estadual da Rede de Assistência aos municípios, instituída pelo MEC, por meio da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino, indicou os municípios de Bonito, Goiana e Pesqueira à serem contemplados com a homenagem, representando o conjunto dos municípios pernambucanos.

Participaram também do Encontro da UNDIME. O Prefeito de Poção e o Secretário de Governo do município de Jaqueira. Na oportunidade, o Prefeito de Goiana, Fred Gadelha como um dos homenageados, destacou a importância de Pernambuco mostrar para o Brasil que é possível priorizar a educação, garantindo que os Planos Municipais de Educação sejam referências para os instrumentos de gestão municipal, a exemplo da LDO, PPA e LOA. Enfatizou também a necessidade desses plano serem acompanhados nas suas execuções e monitorados pela sociedade, representada pela Secretaria de Educação, pelo Conselho Municipal de Educação, pela Câmara de Vereadores e pelo Fórum Municipal de Educação.

É importante lembrar que, pelo fato de Pernambuco ter sido referência em todo o País nesse trabalho, o município de Goiana foi escolhido pelo MEC para representar os municípios brasileiros em uma solenidade que foi realizada em Brasília no dia 24/06/2015, próximo passado (dia em que se evidenciou o primeiro ano do Plano Nacional de Educação).

O Encontro foi finalizado com o compromisso de todos de manter os “Planos Municipais de Educação em Movimento”, em todo Estado de Pernambuco.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade