Coleta Seletiva do óleo de cozinha é implantada em Ferreiros


oleoA Prefeitura de Ferreiros, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fechou parceria com a empresa “ASA Indústria e Comércio” para realizar a coleta de óleo na nossa cidade. As escolas, restaurantes, entre outros locais do nosso município receberam coletores para colocarem o óleo utilizado nas frituras que seria descartado. Essa parceria faz parte do programa socioambiental “Mundo Limpo. Vida Melhor”, desenvolvido pela ASA, que coleta e recicla o óleo. Além disso, o projeto contribui para a Fundação Alice Figueira de apoio ao IMIP- Instituto Materno Infantil de Pernambuco com doações financeiras proporcionais ao óleo coletado.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ferreiros, José Coelho, essa parceria foi implantada porque o óleo de frituras descartado no esgoto prejudica o meio ambiente e toda a rede coletora de esgoto. “Quando o óleo é descartado na pia, com o tempo irá criar uma crosta de gordura endurecida em toda a tubulação dificultando a passagem de outros líquidos. Isso vai gerar prejuízo financeiro para o proprietário da residência e para a Prefeitura, pois a tubulação precisará ser substituída. Além disso, um litro de óleo despejado incorretamente pode contaminar até 20.000 litros de água. Espero que com esse trabalho possamos alcançar um mundo melhor para as futuras gerações. Que essas ações atuais vise um desenvolvimento com sustentabilidade ambiental’”, destacou o secretário.

Os moradores da cidade também pode contribuir com o meio ambiente, basta armazenar o óleo utilizado em garrafas PET e depois descartar nos pontos de coletas das escolas municipais da cidade. As escolas da Zona Rural também estão com coletores. Os recipiente distribuídos pelo projeto tem capacidade para armazenar até 50 litros de óleo. Quando esses recipientes estiverem cheios a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente será acionada e recolherá para o deposito, onde serão armazenados em oito recipiente de 200 litros cada. Quando esses depósitos estiverem cheios a ASA realiza a coleta e faz todo o processo de reciclagem do óleo, que passa por filtração, refino, lavagem, clarificação para ser utilizado na fabricação de sabão e outros produtos.

Com intuito de contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade, a Prefeitura de Ferreiros vem trabalhando cada vez mais para realizar ações e programas de incentivo à coleta seletiva, como a reciclagem do óleo da cozinha. Segundo o Prefeito de Ferreiros, Gileno Campos Gouveia Filho essa parceria visa desenvolver um trabalho de desenvolvimento sustentável no munícipio. “O meio ambiente precisa ser preservado para que a população não sofra com as consequências. Por isso, estamos sensibilizando a comunidade para que compreendam o impacto causado pelo descarte do óleo da cozinha nos esgotos. Estamos contando com a participação de toda a comunidade nesse projeto, por isso disponibilizamos vários pontos de coletas na nossa cidade. Dessa forma, a reciclagem vai trazer benefícios para a natureza e para nós que vamos ter uma melhor qualidade de vida. Queremos uma cidade mais limpa e mais verde”, disse o Prefeito.

Pontos de Coleta do Município:

Colégio Municipal Papa João Paulo II

Grupo Escolar Municipal Severina de Melo Freire

Colégio Municipal Dr. Fábio Corrêa de Oliveira

Escola Municipal Inácia Maria da Conceição

Escola Municipal Dom Carlos Gouveia Coelho – Sítio Barra

Escola Municipal João Antônio Pereira Guedes – Sitio Encruzilhada

Escola Municipal Perdiliano Veloso Borba – Sitio Araçá

Secretaria de Saúde

Escola de Referência em Ensino Médio Emiliano Pereira Borges

Rádio Liberdade FM

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade