Timbaúba: MPPE celebra acordos de não persecução penal por meio de videoconferência

Por Rafael Santos 25/08/2020 13:25 • Atualizado 25/08/2020
Compartilhe

A celebração de acordos de não persecução penal através de ferramentas de videochamada já virou realidade na Comarca de Timbaúba. Em conformidade com a Recomendação PGJ nº34/2020, que orienta os membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a adotar plataformas de videoconferência para a realização desse tipo de acordo remotamente.

Na última quarta-feira (19) foram realizados os primeiros quatro acordos de não persecução penal à distância, com a participação do promotor de Justiça João Elias da Silva Filho.

Em todos os casos os beneficiados aceitaram a celebração do acordo, garantindo um desfecho mais célere dos casos penais e reduzindo a carga de trabalho para o Poder Judiciário no período em que a Comarca ainda está em regime de teletrabalho. Os beneficiados se comprometeram a prestar apoio financeiro para algumas instituições de atendimento social do município, cadastradas e habilitadas junto ao MPPE para receber os benefícios via acordo de não persecução penal.

O promotor de Justiça destaca que, “na situação de excepcionalidade que estamos vivenciando, a videoconferência, além de atender em toda plenitude a orientação do distanciamento social, se traduz em um eficaz instrumento de contenção da transmissão viral e é um mecanismo de economia de recursos, ajudando portanto o Estado também no aspecto financeiro”.

Ainda segundo ele, a adoção da videoconferência teve sua implementação acelerada pela pandemia e se configura como uma mudança irreversível.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte