Secretaria de Justiça inicia Projeto Prisões Livres da Tuberculose

Por Rafael Santos 12/11/2020 09:17 • Atualizado 12/11/2020
Compartilhe

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres), iniciou, nesta quarta (4), o projeto Prisões Livres da Tuberculose (TB), coordenado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A campanha visa à conscientização dos servidores e pessoas privadas de liberdade (PPLs) da importância da prevenção, diagnóstico e tratamento adequado da doença no sistema prisional, bem como, a facilitação de acesso aos serviços de saúde.

A primeira unidade a receber a campanha foi o Presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Em Pernambuco, a campanha – baseada na distribuição de material disponibilizado pelo Depen – ocorrerá em todas as unidades prisionais e cadeias públicas, entretanto, seis estabelecimentos penais representarão os demais por serem portas de entrada para o sistema ou pela possibilidade de receberem um laboratório de TB: Presídio de Igarassu, na RMR; Penitenciária de Tacaimbó, no Agreste; Colônia Penal Feminina do Recife e o Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros, ambos na RMR; Presídio de Itaquitinga, Mata Norte; e o de Santa Cruz.

Os servidores da segurança receberam caderneta informativa, prancheta, mural e caneta contendo orientações de uso e informações sobre a incidência, formas de transmissão, prevenção e tratamento da tuberculose. Já os profissionais de saúde trabalham com caderno de saúde, álbum seriado, mural de informação e caneta. Os álbuns servirão para auxiliar no diálogo entre profissionais de saúde e pacientes. As PPLs receberam canecas. A Seres registra 397 casos de tuberculose em acompanhamento nas 23 unidades prisionais.   

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte