São João e Copa do Mundo mudam rotina em unidades da Funase

Milharal, cidade cenográfica e banda composta por socioeducandos animaram festas juninas nos 22 centros e casas da instituição em todo o Estado


A proximidade do São João, celebrado no próximo domingo (24), mudou a rotina nas 22 unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em todo o Estado. Aliando com a torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que venceu a Costa Rica nesta sexta (22), as equipes técnicas dos centros e casas desenvolveram atividades integradas, sobretudo nas áreas de educação, cultura e lazer. Os momentos proporcionaram também o fortalecimento de laços entre socioeducandos, familiares, agentes socioeducativos e outros funcionários que fazem parte do dia a dia da instituição.

Na Capital do Forró, as festividades juninas têm contagiado as unidades há vários dias. O milharal do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, produtivo e também cenário para fotos, é um espetáculo à parte. Na Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, adolescentes, familiares, coordenadores e a equipe técnica tiveram um momento de exaltação à cultura popular animados por um trio pé de serra cedido pela Fundação de Cultura do município.

As equipes das unidades situadas em outros polos do Interior também organizaram suas programações. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina, houve apresentação de quadrilha junina e casamento matuto. Na Casem Petrolina, o arrasta-pé também foi garantido. No Case/Cenip Arcoverde, socioeducandos e agentes socioeducativos participaram da Caminhada do Forró, que foi promovida em parceria com a Secretaria de Ação Social do município. Já no Case/Cenip Garanhuns, foram três dias de eventos no anexo da Escola Dom Juvêncio Brito, integrando alunos, parentes e professores. No Case Timbaúba, teve pescaria, caça ao tesouro, karaokê e outras brincadeiras, além de uma moldura gigante para que os internos pudessem ser fotografados com seus familiares. Feijoada e churrasco estavam no cardápio dos participantes da festa do Case Vitória de Santo Antão.

Na Região Metropolitana do Recife, a Banda Liberdade, composta por socioeducandos do Case Abreu e Lima, animou os eventos realizados na unidade. A programação também contou com um período de missa e comunhão. Representantes dos eixos Saúde e Educação da Funase, além da Corregedoria, prestigiaram a equipe e os adolescentes. A Banda Liberdade também foi a convidada especial do São João da Casem Santa Luzia, na Capital.

Nas outras duas unidades femininas da Funase, a programação também privilegiou o lúdico e a cultura popular. No Cenip Santa Luzia, a coordenação técnica preparou o São João Interdisciplinar, com a apresentação de danças pelas adolescentes e a exposição de trabalhos das disciplinas de Português, História, Geografia e Ciências a partir da música “A Feira de Caruaru”, eternizada na voz de Luiz Gonzaga. Na quinta-feira (21), o Case Santa Luzia é que foi cenário de uma festa junina, com participação ativa das socioeducandas na decoração dos espaços e nas danças.

No Cenip Recife, o São João teve a participação da quadrilha Mastruz com Leite, de Paudalho. Já os festejos no Case Jaboatão dos Guararapes tiveram direito a uma cidade cenográfica providenciada por uma agente socioeducativa da unidade. No Case Cabo de Santo Agostinho, as comidas típicas, um bingo junino e a decoração em referência à Copa do Mundo deram o tom das celebrações, assim como na Casem Areias e na Casem Casa Amarela.

Em mensagem proferida na sede administrativa da Funase, também durante uma manhã dedicada ao São João, a presidente da instituição, Nadja Alencar, lembrou que essa data é um sinônimo da cultura nordestina. A festa, que reuniu dezenas de servidores, foi animada pelo sargento Cordeiro, integrante da Banda da Polícia Militar. “Esse é um momento singelo, coletivo e tradicional da nossa instituição. O nosso desejo é por um São João animado aqui na sede e nas nossas unidades e, quem sabe, uma Copa do Mundo que nos traga muitas alegrias”, almejou.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday