
Por não acompanharem a tendência de queda e achatamento da curva da Covid-19 do restante do Estado, nove municípios da Mata Norte não irão avançar, na próxima segunda-feira (15), para a terceira etapa do Plano de Convivência do Governo de Pernambuco.
As datas do plano permanecem as mesmas para as demais cidades. Segundo o governo, que fez o anúncio nesta quinta-feira (11), as cidades da região de Goiana apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva.
- Carreta da Mulher reforça prevenção e já soma mais de 37 mil atendimentos em Pernambuco
- Reconhecimento: governadora Raquel Lyra recebe comenda do Senado Federal por avanços na alfabetização em idade certa
- Vigilância Ambiental inicia pré-campanha da vacinação antirrábica animal 2025 em Goiana
- Qual a Importância das Embalagens de Proteção Inteligentes em um Negócio
- Os benefícios dos adjuvantes agrícolas na aplicação de defensivos
A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos na terceira etapa do plano elaborado pelo governo.
Fazem parte da lista as cidades de: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.
As nove cidades fazem parte da Gerência Regional de Saúde (Geres) XII . De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou todos os dados de saúde do Estado e concluiu que as cidades precisam manter as restrições por, pelo menos mais uma semana.
“Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições”, explicou o governador.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destaca ainda um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões que não seguirão no plano. “A pressão sobre o sistema de saúde que teve uma diminuição acentuada na RMR não se repetiu nessas regionais. Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença”, pontuou.
Prevenção
Segundo o governo, as cidades polo das quatro regionais irão receber ações das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção para reforçar a prevenção contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Todas as atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras e contarão com distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas em situação de rua.
XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.