Carpina: Alpargatas contrata mais de 40 aprendizes formados pelo SENAI


A partir deste mês de setembro, 45 ex-jovens aprendizes formados pelo SENAI Pernambuco passarão a atuar como profissionais nas linhas de produção da Alpargatas, indústria brasileira do ramo de calçados. Durante 14 meses, os novos funcionários participaram do curso de Aprendizagem em Qualificação Profissional Básica em Auxiliar de Linha de Produção, acumulando conhecimentos teóricos e práticos e, efetivamente, aprendendo uma profissão. Da fase escola à fase empresa, todas as etapas foram realizadas dentro da própria indústria, localizada em Carpina. Diariamente, docentes do SENAI Cabo se deslocavam para ministrar as unidades curriculares do curso.

O conhecimento adquirido durante as aulas teóricas, ministradas em uma estrutura montada dentro da fábrica, era aplicado em pequenos projetos realizados em áreas correlatas da empresa, o que facilitou o processo de aprendizado dos jovens. Para continuar com as aulas mesmo durante o período de pandemia, os módulos teóricos foram ministrados à distância. Para aqueles que não tinham acesso à internet em casa, a empresa disponibilizou um espaço com computadores, o que garantiu a continuidade do programa.

Após o término das unidades curriculares teóricas, os jovens, que residem na própria cidade e em municípios próximos, passaram sete meses vivenciando a rotina da fábrica, fase que é considerada primordial para a formação profissional. Dos 47 alunos que participaram dessa fase, 45 foram efetivamente contratados – os demais optaram por se dedicar a outros projetos. “Isso comprova que o programa de Aprendizagem é importante porque consegue entregar os profissionais que a indústria realmente precisa. Essa parceria com a Alpargatas já se estende há seis anos e estamos felizes com esse resultado”, reforçou o gerente escolar do SENAI Cabo, Daniel Fagundes.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade