Agricultores participam de capacitação em Lagoa do Carro


001A Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais (COOPAGEL), através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), promove uma capacitação em Gestão de Água para a Produção (GAPA). O encontro acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa do Carro e conta com 25 agricultores que serão beneficiados com a construção de cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva para a produção de alimentos e criação animal. As atividades iniciaram na última terça- feira (10) e encerrou na quinta- feira (12).

Durante os três dias, os agricultores que conquistaram as implementações do P1+2, dialogaram sobre gestão sustentável e produtiva dos recursos hídricos em suas propriedades e sobre agroecologia. O encontro também possibilita a troca de experiências entre os participantes, pois reúne pessoas de diversas comunidades.

As famílias de agricultores em Lagoa do Carro serão beneficiadas com as Cisternas Calçadão com capacidade para 52 mil litros de água nas comunidades de São Francisco, Campo Alegre e Agrovila da Barragem. A agricultora Severina Vieira, 51 anos, comemora a chegada da cisterna. “Vai nos ajudar muito. Penso em plantar horta e também criar animais com a água da cisterna”, comenta.

O coordenado do projeto, Cícero Cavalcante, explica a proposta da GAPA que “potencializa as estratégias de gerenciamento da água para fortalecer a agricultura familiar; dar visibilidade as ações de recursos hídricos; trabalhar o manejo da água para produção de alimento vegetal e animal de forma agroecológica e dar visibilidade e valorizar o trabalho da mulher ao redor de casa”.

Após a participação no GAPA as famílias irão participar de outra formação, sobre o Sistema Simplificado do Manejo da Água (SISMA), além de atividades de intercâmbio para promover trocas de experiências.

A iniciativa faz parte do Projeto Pernambuco Mais Produtivo, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e beneficiará 20 municípios na Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco.

INSTITUIÇÃO- A COOPAGEL atua há 20 anos prestando assistência técnica, ações de extensão rural, executando políticas públicas para a convivência com o Semiárido, entre outras atividades. Visando sempre a valorização da vida e o respeito às diferenças como condição para a inclusão social e a construção de relações solidárias para o desenvolvimento sustentável. A sede da COOPAGEL está localizada na Av. Rosita Freire, Cajá- Carpina.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade