COOPAGEL participa de Seminário para avaliação do cenário nacional da ATER

Encontro aconteceu em Brasília

Por Rafael Santos 27/09/2016 19:10 • Atualizado 27/09/2016
Compartilhe

A COOPAGEL participou do Seminário para Avaliação do Cenário Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizado em Brasília, pela CONTAG, nos dias 21 a 23 de setembro.

O encontro reuniu o conjunto de lideranças sindicais, técnicos e representantes de prestadoras de serviços e organizações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MSTTR) para promover uma avaliação do cenário presente e perspectivas da (ATER) no Brasil.

O Coordenador Executivo da COPAGEL, Carlos da Luz, representou a instituição e avaliou a importância da ATER como uma “ferramenta para contribuir nas mudanças positivas na geração de renda, na vida dos agricultores familiares, no aumento da produção e no desenvolvimento rural sustentável”.

A programação contou com painéis, debates e encaminhamentos que visam resolver problemas na execução dos atuais contratos, a efetivação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), bem como que a política de ATER se desenvolva efetivamente.

“O encontro foi importante para debatermos os problemas na execução da ATER, como a falta de recursos para a efetivação da política. No entanto, cada representante retorna para seu Estado com um sentimento de incerteza e sem a expectativa para novas contratações”, analisa Carlos da Luz.

Um dos fatores que favorecem essa falta de clareza para a continuidade das atividades é a crise financeira do Estado brasileiro que acarretou em cortes pesados no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Além de centenas de milhares de famílias de agricultores prejudicadas pela suspensão dos projetos e fechamento das entidades a perda de termos do conhecimento e experiência acumulados na promoção do desenvolvimento agroecológico representará um retrocesso de dimensões internacionais”, afirma o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte