Saúde de PE firma parceria pioneira de especialização em liderança para emergências em saúde pública

Por Rafael Santos 19/10/2026 21:06 • Atualizado Há 15 minutos
Compartilhe

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recebeu, nesta segunda-feira (19), uma comitiva do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para alinhar a implantação do Curso de Especialização em Liderança Estratégica para Emergências em Saúde Pública. Com a parceria do ITpS, do Ministério da Saúde (MS) e do CONASS, a iniciativa visa formar 40 gestores de todo o país com foco na preparação e resposta do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Estado foi escolhido para ser o centro da formação. A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) será a instituição executora e certificadora do curso, em reconhecimento à sua trajetória na formação de gestores do SUS e à sua capacidade institucional. Ao todo, serão 360 horas de formação voltadas para 40 gestores federais, estaduais e municipais, com abordagem interdisciplinar e cooperação técnico-científica nacional e internacional.

“É muito significativo que a primeira oferta desta formação aconteça por meio de uma Escola de Saúde Pública, uma instituição do SUS, e que a ESPPE tenha sido escolhida por sua trajetória e experiência na formação de gestores e trabalhadores. Sabemos que será uma oferta inovadora, ousada e desafiadora”, afirma Célia Borges, diretora geral da ESPPE. Célia Borges explica, ainda, que a ESPPE assume a responsabilidade com entusiasmo, de forma colaborativa, com o ITpS, o MS, o CONASS e a SES-PE. “Queremos somar conhecimentos e capacidades para formar lideranças que fortaleçam a preparação e a resposta do SUS e a proteção da população frente às emergências em saúde pública”, pontua.

A iniciativa é pioneira no país e surge como resposta às lições deixadas pela pandemia de Covid-19 e pelos eventos climáticos extremos associados ao El Niño, que evidenciaram a necessidade de lideranças qualificadas para gestão de riscos e articulação interinstitucional no SUS.

“Pernambuco reafirma seu protagonismo nacional. Sediar uma formação deste porte, com o selo da nossa Escola de Governo, é estratégico para o SUS e coloca o estado no centro da preparação do país para futuras emergências sanitárias”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Na pauta do encontro, que ocorreu pela manhã, na sede da SES-PE, em Santo Amaro, no Centro do Recife, discutiu-se sobre a apresentação da proposta pedagógica, a definição da governança entre as instituições parceiras e os encaminhamentos para a formalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e do cronograma de implantação.

O financiamento da especialização será  realizado de forma integral pelo ITpS, sem repasse de recursos ao Fundo Estadual de Saúde de Pernambuco. A parceria será formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a SES-PE e o Instituto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte