Pernambuco recebeu, nesta terça-feira (18), mais 60 mil doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. Essa foi a segunda remessa do imunizante pediátrico, totalizando 120 mil unidades para esse público. O primeiro lote chegou na sexta-feira (14).
A vacina pediátrica da Pfizer é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária. Para diferenciar das doses dos adultos, o frasco tem tampa laranja.
O estado ainda não definiu qual deve ser a destinação dessa nova remessa. A decisão deve ser tomada após encontro do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), previstas para esta terça.
Atualmente, são imunizadas crianças crianças indígenas e também as com doença neurológica crônica e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando as com síndrome de Down e as autistas. Cada cidade montou seu esquema de imunização desse público.
A estimativa é de que o público entre 5 e 11 anos no estado seja de 1,1 milhão de crianças, segundo o governo. Para serem vacinadas, as crianças precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou por responsáveis. No ato da imunização, é exigida a apresentação de um documento de identificação oficial dos meninos e meninas.
Em nota, o secretário estadual de Saúde, André Longo explicou que, como o número de doses é menor que o necessário, o comitê deve discutir quais são os grupos que têm maior risco e, em seguida, pactuar a orientação com os gestores municipais.
A segunda remessa de vacina pediátrica da Pfizer aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital, à 1h20, e foi encaminhada ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), na Zona Norte, onde chegou por volta das 6h10.
Segundo a SES, os imunizantes estavam sendo checados e armazenados pela equipe técnica na manhã desta terça-feira.
Além das 120 mil unidades pediátricas, do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até esta terça, o estado recebeu 17.380.903 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo:
- 5.044.420 da AstraZeneca/Fiocruz;
- 4.287.253 da CoronaVac/Butantan;
- 7.623.720 da Pfizer/BioNTech;
- e 305.510 da Janssen.