Goiana: Ato marca do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Por Rafael Santos 18/05/2015 18:22 • Atualizado 18/05/2015
Compartilhe

2O melhor tratamento é estar perto de quem se ama. Esta foi a mensagem passada hoje (19) durante o evento que comemorou o Dia Nacional Da Luta Antimanicomial, realizado pela Prefeitura de Goiana, na Praça da Bandeira, centro da cidade.

Ainda é comum que as pessoas associem os pacientes com algum problema mental ao tratamento em manicômio, usando camisas de força e sendo isolados. E é por isso que a luta antimanicomial busca a substituição gradativa dos hospitais psiquiátricos por serviços abertos, onde o tratamento seja de forma mais digna e atenciosa, atendendo todas as formas de sofrimento mental que surge.

Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) conduziram o momento de debate e o esclarecimento a cerca dos mitos e preconceitos que envolvem os pacientes de saúde mental. O NASF, SAMU, AMACS e a XII Geres também participaram do ato.1

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Rosano Freire, é de extrema importância que o município se estruture para essa nova realidade. “Os serviços devem ser implantados de forma mais humanizada, proporcionando uma melhor recuperação do paciente”, disse.

A atual gestão da Prefeitura de Goiana, em 2013, pactuou a RAPS (Rede De Atenção Psicossocial), que garante o acesso e a qualidade dos serviços, cuidando de forma integral e com uma equipe multiprofissional.

De acordo com William Gomes, Coordenador de Saúde Mental, a Prefeitura vem promovendo o tratamento igualitário, aperfeiçoando o serviço oferecido à população nessa modalidade.

Hoje, além do CAPS II, que está em processo de requalificação para ampliar o serviço, a Prefeitura mantém o Ambulatório AD (para dependentes de Álcool e Drogas, que funciona na Policlínica Nossa Srª da Vitória e na Unidade Mista de Tejucupapo), Ambulatório de Transtorno Adulto (na Policlínica e na USF Ponta de Pedras) e Ambulatório Psiquiatria Infantil (na Policlínica Nossa Srª da Vitória).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte