Estado promove mutirão para realizar exames de cariótipos, nos dias 8 e 10 de janeiro

Exame é importante para o diagnóstico de doenças genéticas

Por Rafael Santos 08/01/2024 11:20 • Atualizado 08/01/2024
Compartilhe

A Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promove, nos dias 08 e 10 de janeiro, um mutirão para realizar exames de cariótipo, no Centro de Referência em Doenças Raras do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O objetivo da iniciativa é diminuir a fila de espera que, no decorrer dos últimos três anos, acumula-se no Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado. A expectativa para estes dias é examinar os pacientes e realizar cerca de 60 coletas de sangue para a realização do exame cromossômico.

O teste é feito a partir de uma cultura de células (linfócitos, por exemplo) que possibilita a obtenção de metáfases (células em divisão), com posterior coloração dos cromossomos com bandeamento, técnica que permite a contagem dos cromossomos e a identificação de possíveis variações estruturais como deleções, duplicações e translocações. Alterações numéricas e/ou estruturais cromossômicas estão relacionadas a deficiência cognitiva, anomalias do desenvolvimento neuropsicomotor e dismorfias.

Para a médica geneticista Gabriela Ferraz, a realização do cariótipo é uma etapa fundamental na investigação diagnóstica de várias doenças genéticas, como por exemplo a síndrome de Down e a síndrome de Turner, e permite que o médico ofereça uma melhor assistência aos afetados e suas famílias.

O mutirão irá contemplar quem aguarda na fila de espera da Central de Regulação da SES-PE. As amostras colhidas serão analisadas e, após o resultado do exame, o paciente será encaminhado ao médico solicitante. Neste primeiro momento serão 60 atendimentos, mas a meta é definir uma nova data e realizar, no total, 130 cariótipos para pôr fim ao acúmulo de anos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte