Campanha nas escolas vai combater hanseníase e verminoses em Goiana


image

A hanseníase uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente.

Por isso, a Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, está realizando uma campanha em todas as escolas do município, envolvendo o Programa Saúde na Escola, Equipes de Saúde da Família, Vigilância Sanitária, professores e gestores da rede municipal de ensino.

O objetivo é de esclarecer, identificar e encaminhar os casos suspeitos de hanseníase entre os alunos de 5 a 14 anos.

Segundo Rodrigo Teles, coordenador do Programa Saúde na Escola, a meta é alcançar quase 8 mil alunos com essa ação. “O diagnóstico precoce da hanseníase e o seu tratamento adequado evitam a evolução da doença”, disse ele.

Além da campanha de hanseníase, a ação irá tratar do combate às verminoses. Para prevenir e tratar a prevalência das infecções parasitárias, as Equipes de Saúde da Família irão administrar o uso do albendzol. Os tipos de verminoses mais frequentes são Ascaridíase, chamada popularmente de lombriga e a Teníase, conhecida como solitária.

As campanhas acontecem simultaneamente até o dia 27 de outubro.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade