A história de Tracunhaém será eternizada em um fotolivro com lançamento previsto para o próximo sábado (2). Intitulada ‘Panela de Formiga’, a obra visa retratar a história, o artesanato, a música e a cultura popular da cidade, a partir da ótica dos fotógrafos tracunhaenses Rúbia Batista e Mateus Lopes. O material será distribuído de forma gratuita para as bibliotecas de escolas da rede pública de ensino da Zona da Mata Norte, além do público presente no lançamento, que acontecerá no restaurante ‘Toca do Caranguejo’, a partir das 15h.
“A realização desse fotolivro é um desejo muito antigo meu. Em meio às diversas dificuldades, a gente conseguiu materializar esse material, feito unicamente por fotógrafos e por um designer nascidos e criados em Tracunhaém. Isso é muito potente pra história da cidade, ter jovens protagonizando essa narrativa e usando a fotografia como um instrumento de preservação da memória local. Estamos muito felizes em poder fazer a distribuição desse livro de forma gratuita nas escolas e esperamos que isso possa despertar, nos tracunhaenses, o orgulho pela cidade e inspirar outros jovens que desejam emergir na fotografia”, explicou a idealizadora do projeto, Rúbia Batista.
Com prefácio assinado pelo historiador Tony Danillo, o livro contou com projeto gráfico do designer Ruy Raphael Batista, revisão de Feane Monteiro e audiodescrição de Túlio Rodrigues. O projeto foi financiado pelo edital do Funcultura e a impressão foi realizada pela editora CEPE.