Artesanato de Tracunhaém pode ganhar selo de Indicação Geográfica em projeto da Adepe e Sebrae/PE

Por Josildo Santos 19/05/2025 15:50 • Atualizado Há 5 horas
Compartilhe

Um dos maiores símbolos da identidade cultural de Pernambuco, o artesanato de Tracunhaém poderá ser oficialmente reconhecido como Indicação Geográfica (IG).

O encontro.sobre as indicações acontecerá na quarta-feira (21) , das 18h às 20h30, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Tracunhaém.

“O caminho que estamos trilhando ele nos leva a várias possibilidades de cada vez mais ter o nosso artesanato e os nossos artesãos como protagonistas. Após décadas, só agora que o artesanato vem assumindo o seu lugar de origem , que é o primeiro plano, não ser colocado em segundo plano.Varias conquistas estão se aproximando” , disse o Secretário de Cultura , Turismo e Lazer de Tracunhaém, Rodrigo de Paula.

A certificação, que valoriza produtos com forte ligação ao território e à tradição local, faz parte de um novo projeto da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e do Sebrae/PE, com investimento de R$ 2,9 milhões e previsão de conclusão até 2026.

A proposta é identificar, estruturar e solicitar junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento de 13 novos produtos típicos do estado.

Além do artesanato de Tracunhaém , foram incluídos na lista o mel do Araripe, abacaxi de Pombos, café de Triunfo, barro de Caruaru, artesanato de Sertânia, manta caprina de Dormentes, ar e Sertânia, a renda renascença de Poção e produtos gastronômicos como queijo coalho artesanal e os bolos de rolo, de noiva e Souza Leão.

O reconhecimento como IG pode impulsionar ainda mais o setor, conferindo ao artesanato local uma proteção legal e um diferencial competitivo em mercados nacionais e internacionais.

Hoje, Pernambuco possui apenas três IGs registradas: Vinhos do Vale do São Francisco, Uvas e Mangas de Petrolina, e o Porto Digital do Recife. Com o novo projeto, o estado busca ampliar sua presença no mapa nacional das IGs, que já conta com 130 certificações em todo o país.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte