Prefeitura do Carpina realiza 1ª Conferência de Políticas Públicas para Juventude da Mata Norte


A Prefeitura do Carpina realizou mais um conferência só neste ano, desta vez a Juventude esteve no centro do debate durante todo o dia de hoje (28). A 1ª Conferência de Políticas Públicas para Juventude da Mata Norte, reuniu mais de 100 jovens para debater o tema:Juventude, construindo um amanhã!

Na abertura, o prefeito Carlinhos do Moinho ressaltou a criação da pasta voltada para o segmento jovem: “somos o primeiro Governo na história de Carpina a criar uma Secretaria voltada para a juventude, promessa firmada em nosso Plano de Governo. Não é só criar, mais também incentivar iniciativas como o Fesival que realizamos no início desse mês, de apoiar e manter a Casa das Juventudes, entre outras iniciativas”, afirmou. Em meio a aplausos, o chefe do executivo enfatizou o protagonismo juvenil: “está nas mãos de vocês o futuro de nossa sociedade. Hoje me coloco a disposição para ouvir, debater e pensar nossas políticas públicas para os jovens, conto com todos vocês!”, cravou.

Pela manhã, tiveram duas palestras, a primeira ministrada pelo professor Antônio Mendes, idealizador do “Projeto Ganhe o mundo” do Governo do Estado e gestor de planejamento estratégico da EMPETUR, que com muito dinamismo levou aos participantes a refletirem sobre suas decisões, trazendo experiências de sua trajetória de vida, “espero ter plantado uma reflexão na cabeça de todos que me ouviram. A correr atrás dos seus sonhos, sair da inércia, saber do que é capaz!”, disse em entrevista. Ainda pela manhã, a representante da Secretaria Executiva de Juventude do Estado, Adriana Luz palestrou sobre o papel da conferência e o papel dos jovens como autor das mudanças sociais.

Após o almoço, teve um breve momento de descontração, conversas e brincadeiras para que os conferencistas recarregassem as energias. Na volta do debate, foram divididos em cinco eixos temáticos: Educação; Saúde; Comunicação, Turismo e Cultura; Justiça, diversidade e cidadania; Meio ambiente e Territorialização. Mais de 75 propostas foram levadas no final ao plenário que também elegeu os quatro delegados e quatro suplentes que representarão a cidade na Conferência Estadual que será realizada nos dias 05 e 06 de outubro, no Centro de Convenções em Olinda.

O secretário Roberval Araújo fez uma balanço do encontro e agradeceu: “Ficamos muito felizes em ver a participação desses alunos e das demais pessoas que se dispuseram a estar conosco no dia de hoje, concretizando mais esse trabalho da Secretaria da Juventude. Esse é mais um passo que damos para a afirmação da pasta como representante dos interesses da juventude carpinense. E completou, “ver todos esses jovens participando, perguntando, levantando questionamentos e demonstrando interesse no envolvimento das causas públicas é gratificante. Só temos que agradecer a Deus por podermos  estar sendo atuantes e poder dizer que hoje, somos o único Município da Zona da Mata a realizar a Conferência de Políticas Públicas para Juventude”, comemorou o secretário.

 

CONSELHO: No início da Conferência, o prefeito Carlinhos do Moinho empossou o primeiro Conselho Municipal de Juventude, tendo como presidente, o estudante Eliton Lopes de Souza Filho, que reconhece a grande responsabilidade imposta pela sua escolha em presidir o Conselho: “A responsabilidade é grande, mas faremos de tudo para enquanto conselho honrar a confiança depositada. Estamos abertos para debater, ouvir e planejar!”.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade