TCE participa de evento sobre educação patrimonial em Paudalho


Audincia TCE Pereira1 PUBLICAOOs servidores Eduardo França e Odilo Brandão, técnicos de inspeção de obras públicas, representaram o Tribunal de Contas na “Audiência interna de sensibilização dos agentes públicos municipais”, realizada pela Prefeitura de Paudalho na última terça-feira (02). A palestra “Auditoria Cultural: ações do TCE/PE no controle da preservação do Patrimônio Cultural”, apresentada pelos servidores, abordou o objetivo dessas ações, o papel do Poder Público quanto à preservação e o fomento do Patrimônio Cultural e o caso concreto de Paudalho.

O evento é o primeiro de uma série de encontros que serão promovidos pela Prefeitura, com objetivo de sensibilizar os integrantes do poder público e da sociedade civil quanto à urgente necessidade de se estancar o processo de perdas e descaracterizações que vem ocorrendo no patrimônio histórico da localidade, e de se implementar uma política de preservação e de fomento da cultura local eficiente. Essa primeira edição ocorreu na Igreja de Santa Tereza D’Ávila, no município.

A ação faz parte dos primeiros ajustes com vistas ao atendimento das medidas constantes do Termo de Ajuste de Gestão (TAG), cujo processo é da relatoria do conselheiro Marcos Loreto, assinado com o município no dia 25/09/2014, e é decorrente de uma auditoria de acompanhamento da gestão do Patrimônio Histórico de Paudalho. A auditoria foi realizada pelo TCE no exercício de 2013 e avaliou o desempenho daquela Prefeitura quanto ao cumprimento de sua atribuição em garantir a preservação do seu Patrimônio Histórico, além de sua capacidade em atender às demandas de preservação da integridade e autenticidade desse acervo cultural.

Segundo os palestrantes, que também são os responsáveis pelas auditorias culturais do Tribunal, “encontros dessa natureza são fundamentais para a obtenção de avanços positivos nas ações de preservação do patrimônio, pois, o envolvimento e o comprometimento de todos os cidadãos da comunidade local são indispensáveis”.

O município de Paudalho é detentor de importante acervo cultural, composto por diversos bens materiais e imateriais, dentre os quais o conjunto urbano do Centro Histórico, o Mosteirinho de São Francisco, este com tombamento Federal, e a Ponte de Itaíba e a antiga Estação Ferroviária, tombadas pela esfera estadual.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade